O público é formado por homens e mulheres que buscam uma profissão, sendo o curso de Informática para a faixa etária a partir dos 16 anos, e o de Beleza, dos 18 anos. As aulas são presenciais, com adoção de todos os cuidados sanitários estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde: uso de máscaras, verificação da temperatura, distanciamento, álcool em gel em todas as mesas e sacos plásticos para guardar as máscaras na hora do lanche.
As aulas ocorrem no Centro Profissionalizante Nossa Senhora de Fátima, na sede da Aemp, localizada na Rua Rodrigues Chaves, 213, Centro da Capital. Os cursos têm o apoio, ainda, da TV Cabo Branco e TV Paraíba.
A presidente da Aemp destacou a importância do apoio do Tribunal de Justiça nas realizações sociais da entidade. “Consideramos da maior importância o apoio voluntário de funcionários, pessoas que se sensibilizaram com a nossa causa maior e querem ajudar o próximo, proporcionando o primeiro emprego, uma independência financeira. Contamos sempre com essa força do Tribunal em todos os sentidos. Sem o apoio do Tribunal nada disto aconteceria”, afirmou a presidente Carmen Benevides.
Atendimento psicológico
Os cursos estão incorporados ao Projeto ‘Cuida de Mim’, que disponibiliza serviços de atendimento às vítimas de violência doméstica. O ‘Cuida de Mim’ é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado, desde 2018, entre a Coordenadoria da Mulher do TJPB e a Aemp, o qual tem como objetivo disponibilizar atendimento psicológico às mulheres que sofrem violência doméstica e familiar.
“Esse projeto tem crescido muito. A juíza Anna Carla pediu nosso apoio para prestar assistência às mulheres. Assim, entramos em contato com a Gevid (Gerência de Qualidade de Vida do TJPB) e acertamos a ampliação dessa parceria, com a participação das universidades Unipê, Maurício de Nassau e Famene, que disponibilizaram alunos estagiários para nos ajudar nesse trabalho. Já estamos com muitos agendamentos. Inclusive, iniciamos as Rodas de Conversas online, e a parte presencial vai acontecer nesse mês de outubro”, pontuou Carmen Benevides.
A propósito, a Aemp está integrada ao “Setembro Amarelo”, campanha que vem sendo desenvolvida pela Gevid do TJPB.
Dia da Criança e agasalhos
Além da Campanha de Agasalhos, realizada no mês de agosto, que foi um sucesso e contou com o apoio das aempianas e da senhora Lúcia Costa, integrante do Coral da Aemp, que confeccionou 100 gorros com lã doada pela Aemp, a presidente Carmen Benevides já definiu a data de comemoração do Dia da Criança da Creche Maria da Luz: dia 8 de outubro, reunindo mães e crianças na creche, que foi fundada na gestão da aempiana Enaura Madruga como presidente da entidade (biênio 1993/1995), ocasião em que seu marido, o desembargador Joaquim Madruga, presidiu a Corte de Justiça.
Os gorros e agasalhos foram doados a moradores de rua, campanha que contou com apoio da TV Correio. “Para os nossos irmãos em situação de rua, o frio não é só no inverno, mas em todas as noites do ano”, lembrou Carmen Benevides.
Na quarta-feira (22), antes da realização do evento das crianças, a presidente da Aemp fará uma visita à Creche Maria da Luz, acompanhada de profissionais da saúde, para conversar com professores e pais de alunos, nessa retomada das atividades presenciais.
Outubro Rosa
A Aemp também está integrada, com o apoio do Tribunal de Justiça, ao Outubro Rosa, que começa no próximo mês, com realização de evento no Hospital Napoleão Laureano, na Capital, promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, e no Hospital da FAP (Fundação Assistencial da Paraíba), referência no tratamento oncológico em Campina Grande e que há 56 anos vem salvando vidas.
Na cidade de Guarabira, a Aemp se alia à Associação Mãos que Ajudam, organização comunitária cuja presidente é Maria da Luz. Nesse ‘Outubro Rosa’, a Aemp também dará apoio à Secretaria da Mulher da cidade de Bayeux.
“Seguimos com nosso trabalho, mesmo com a pandemia, com todos os cuidados, porque nossa missão é ajudar aos necessitados. É um trabalho focado na filantropia”, observou a presidente.
Por Kubitschek Pinheiro