Os presentes percorreram os setores administrativos e conheceram os serviços de assistência à saúde e à educação, as áreas internas e externas das unidades, os projetos desenvolvidos, a exemplo do Castelo de Bonecas na unidade feminina, a horta orgânica no Serrotão e outros.
“Vejo que há uma parceria forte entre o Judiciário e o Estado, que, dentro de suas limitações, está dando oportunidade para aqueles que transgrediram a lei. A atual gestão do Judiciário, comandada pelo Presidente Saulo Benevides, tem dado a orientação de buscarmos sempre a cidadania, que, neste caso, se concretiza com a ressocialização”, declarou Fred Coutinho.
O secretário também afirmou que a Sistema Penitenciário da Paraíba se dedica fortemente à reinserção social. “Desenvolvemos políticas na área de educação, trabalho, esporte, cultura, etc, com o intuito de diminuir os índices de reincidência criminal no Estado da Paraíba e de encaminhar as pessoas hoje privadas de liberdade para uma vida com cidadania quando se tornarem egressas do sistema prisional”, explicou João Paulo.
Também participaram da inspeção o juiz corregedor Fábio Araújo, o diretor da Corregedoria, Fernando Antério, e representantes das unidades, cuja direção titular é exercida por Leandro Batista da Silva (Presídio Padrão), Lenieferson Sucupira Meira Filho (Presídio Raymundo Asfora), Anairis Almeida Simplício (Presídio Feminino) e Kássio Augusto de Araújo Lira ( Presídio Monte Santo).
Gabriela Parente