Já estão abertas as inscrições para o XLVIII Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje). O edital foi publicado pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Este ano, o evento tem como tema “A Reinvenção dos Juizados: Adequações e Desafios”. Pela primeira vez, o Fórum será realizado na modalidade à distância. O evento vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 de setembro e oferece 1.500 vagas voltadas aos magistrados (as) e servidores (as) de todos os tribunais estaduais. Os interessados devem se inscrever até o dia 19 de setembro, por meio do https://academico.tjpe.jus.br/competo/inscricoes.
Desde a sua criação, no ano de 1997, o Fonaje vem contribuindo para o aprimoramento da prestação jurisdicional no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, promovendo o intercâmbio de experiências, com vistas a padronização dos procedimentos em todo o território nacional, por meio da elaboração de enunciados. “Este ano, o evento adquire um significativo especial, diante dos novos desafios gerados pela pandemia”, comentou o juiz do 5° Juizado Especial Cível e membro da Comissão de Inovação do Sistema do Fonaje, Cláudio Xavier.
O XLVIII Fórum Nacional dos Juizados Especiais é um evento nacional e vai ser sediado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, com a participação de juízes de todo o país. Atualmente, o Fonaje é presidido pelo juiz Cícero Alves da Siva, do Tribunal de Justiça da Alagoas.
Clique aqui e confira a programação do Fonaje.
Por Fernando Patriota