Magistradas Fátima Bezerra e Ana Penazzi
A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu mais duas integrantes: a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti e a juíza Ana Christina Soares Penazzi Coelho (titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Campina Grande). As duas foram indicadas pela Associação de Magistrados da Paraíba (AMPB), por meio de seu presidente, juiz Max Nunes de França.

Para a juíza Ana Penazzi, a formação de uma Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação tem por objetivo a busca de uma harmonização satisfatória no ambiente de trabalho, valorizando-se os servidores como pessoas dignas de respeito. Considera que o ambiente de trabalho pode ser um terreno fértil para condutas abusivas, discriminatórias e vexatórias, que atentam contra a dignidade da pessoa. Ana Penazzi acredita que, muitas vezes, em razão da hierarquia funcional, servidores públicos são sujeitos a ações humilhantes e degradantes por parte de seus superiores ou colegas de trabalho. “Assim, a comissão buscará empreender uma conscientização e enfrentamento contra esse tipo de violência no ambiente laboral, trazendo evidência ao tema, para que exista uma perene fiscalização contra tais abusos no Poder Judiciário”, afirmou a magistrada.

A Comissão atuará no acompanhamento e na fiscalização dos procedimentos cabíveis, dando o devido suporte para a apuração dos fatos, sempre que houver uma denúncia de abuso ou de qualquer forma de discriminação ou assédio. A conscientização também será foco para a Comissão, através de campanhas e webinários envolvendo o tema.

A indicação atendeu à solicitação da Gerência de Projetos e Gestão Estratégica do TJPB, para a formação da Comissão que está sendo instituída de acordo com a Resolução nº 351 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com a Resolução, os órgãos do Poder Judiciário promoverão ambiente organizacional de respeito à diferença e não-discriminação, políticas, estratégias e métodos gerenciais que favoreçam o desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros e saudáveis e orientações periódicas claras a respeito das determinações estabelecidas no texto.

Foram eleitos pelo voto direto, por meio da Intranet, para compor a Comissão no Primeiro Grau de Jurisdição: a magistrada titular da comarca de Caaporã, Daniere Ferreira de Souza; a servidora da Comarca da Capital, Alessandra Leandro da Costa; e a servidora representando as comarcas do interior, Ângela Maria Nascimento Brito. Para o Segundo Grau, foi eleito o servidor José Waldez Lins Rabelo.

A duração do mandato dos membros das comissões será de dois anos, não sendo permitida a reeleição para mandato consecutivo.

Por Gabriella Guedes

Escreva um comentário