O Diretor da instituição de ensino, Desembargador Ricardo Vital de Almeida, participará do evento, que é promovido pela Esma e pela Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB). A temática contará com palestras da psicóloga Mafoane Odara – consultora e ativista em Direitos Humanos e Diversidade – e do juiz Fábio Francisco Esteves (TJDFT) – Professor, Mestre em Direito pela UNB e Doutorando em Direito pela USP.
A organização aproveitará a oportunidade para divulgar as atividades do Centro Estadual de Referência de Igualdade Racial João Balula, serviço gratuito do Estado da Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), que atende casos de racismo e intolerância religiosa. O Centro contribui para a redução das desigualdades raciais e incentiva a equidade racial para a população negra, povos e comunidades tradicionais: quilombolas, indígenas, cigana e de religião de matriz africana.
“Essa semana comemoramos o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, o Dia Nacional da Tereza de Benguela e o Dia Nacional da Mulher Negra, de sorte que não há tema mais oportuno e importante para a data do que tratar das interseções entre o combate ao racismo e o combate ao sexismo”, comentou o juiz Nilson Dias de Assis Neto (Titular da 1ª Vara Mista da Comarca de Monteiro), que integra a organização do evento. “Com tal espírito de contribuição para construção de uma sociedade e de uma cultura antirracistas, a Esma e a AMPB propõem-se a debater justiça e igualdade, oportunidade também para divulgação do trabalho do 4º centro de referência em combate ao racismo implantado no país, o Centro Racial João Balula, aqui no Estado da Paraíba”, completou o magistrado membro do Departamento de Promoção da Cidadania, Direitos Humanos e Meio Ambiente da AMPB.
Por Marcus Vinícius