A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), lançou a Cartilha “Fisioterapia Pós-Covid”. A publicação traz, de forma didática, a prática de exercícios respiratórios, aparelhos que ajudam na reabilitação pulmonar, fisioterapia e reabilitação motoras e quando os exercícios não são recomendados.  Em alguns casos, a reabilitação é contraindicada por representar um risco de agravamento do quadro clínico do paciente. Nestas situações, o paciente precisa procurar atendimento médico. Clique aqui e tenha todos os detalhes da cartilha.

De acordo com a fisioterapeuta integrativa da Gevid, Bethânia Medeiros, “a publicação traz um resumo de como o paciente pode se beneficiar da fisioterapia para sua

Bethânia Medeiros
recuperação e melhora depois da Covid-19”. Ela acrescentou que a hospitalização leva ao desenvolvimento de fraqueza muscular e dificuldade de recuperação física e limitações funcionais.

O texto da cartilha ainda ressalta que, mediante o comprometimento multissistêmico causado pela Covid-19, uma equipe multiprofissional deve conduzir a reabilitação e que os exercícios respiratórios são necessários para estimular a melhora e evitar ou diminuir as consequências cardiopulmonares.

Em alguns sintomas como dispneia, dessaturação, tosse, fraqueza e fadiga podem persistir por semanas após a alta hospitalar. Nesses casos, os especialistas recomendam exercícios de baixa a moderada intensidade, sejam eles motores ou respiratórios, considerando o comprometimento funcional de cada indivíduo.

Por Fernando Patriota

Escreva um comentário