O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), inaugurou mais três Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). As solenidades virtuais de instalação aconteceram na manhã desta sexta-feira (2), nas comarcas de Umbuzeiro, Remígio e Esperança. O Nupemec é dirigido pela desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti. Ela é assessorada pelos diretores-adjuntos, os juízes Antônio Carneiro, Ana Amélia Andrade e Pedro Davi Alves, todos presentes aos eventos.
Os desembargadores Oswaldo Trigueiro do Valle Filho e Ricardo Vital de Almeida (diretor da Escola Superior da Magistratura) representaram o Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, e a juíza auxiliar da Vice-Presidência, Micheline Jatobá, representou a vice-presidente do TJPB, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes. Quem também prestigiou as instalações dos Cejusc foi o corregedor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho, e os juízes auxiliares da Presidência do TJPB, Euler Jansen e Giovanni Porto.
A desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti agradeceu a presença de todos e destacou o principal papel dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. “Temos o papel de implementar a cultura da paz em todas as comarcas da Paraíba, através dos métodos autocompositivos de solução de conflitos. Estamos avançando e vamos avançar ainda mais. Vejo que, pelos aspectos físico e humano, os Cejuscs, que ora estamos inaugurando, já deram certo. É extremamente gratificante fazer parte dessa história”, comemorou a magistrada
Por sua vez, o desembargador Oswaldo Trigueiro disse da sua alegria e satisfação de participar dos eventos, em nome da Presidência do Tribunal. “É um dia histórico para o Poder Judiciário estadual, quando são inaugurados mais três Cejuscs, lavando a todos os cantos do Estado a oportunidade da conciliação e da solução de conflitos. Quero parabenizar a diretora-geral do Nupemec pelo excelente trabalho desenvolvido”, comentou Oswaldo Trigueiro.
O corregedor-geral de Justiça também parabenizou a todos que compõem o Nupemec. “Hoje, se perpetua uma realidade, que antes estava no campo das ideias. A caravana da conciliação avança pelas estradas da Paraíba”, avaliou o corregedor-geral de Justiça.
O diretor da Esma destacou o empenho da diretora da Nupemec. “A desembargadora é uma pessoa que se supera, a cada desafio a ela apresentado. Hoje, toda a sociedade reconhece essa longa caminhada do Núcleo que ganhará ainda mais força”, disse o desembargador Ricardo Vital.
O primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania a ser inaugurado nesta sexta-feira foi o de Umbuzeiro. Por volta das 9h, a solenidade virtual foi aberta e coordenada pelo juiz Antônio Carneiro, que passou a palavra a juíza titular da Vara Única daquela Comarca, Maria Carmen Heraclio do Rego Freire Farinha. A magistrada agradeceu a Mesa Diretora do TJPB e a Direção do Nupemec. “Tenho certeza que com o apoio do Tribunal de Justiça, a prestação jurisdicional de Umbuzeiro e região vai melhorar sensivelmente. A partir de agora, temos um ambiente propício para realizamos as conciliações”, avaliou.
Em seguida, foi a vez da instalação do Cejusc de Remígio. Os trabalhos tiveram início às 10h. A juíza titular da Vara Única da Comarca, Juliana Dantas Almeida, falou do significado do Centro. “É uma honra, para todos nós, podermos participar desse dia histórico para Remígio. Uma de nossas iniciativas é estabelecermos um trabalho de esclarecimento da população sobre as vantagens da conciliação na solução dos conflitos”, adiantou.
A terceira e última inauguração aconteceu na comarca de Esperança. Às 11h começou o evento virtual. A juíza titular da 1ª Vara Mista da Comarca, Paula Frassinetti Nobrega de Miranda Dantas, disse ser uma entusiasta da conciliação. “É com enorme alegria que vejo a cultura da paz chegando em nosso fórum. Precisamos desconstruir a postura do litígio, por meio dos avanços que só a autocomposição pode alcançar. De forma conjunta, principalmente, com a participação da sociedade, vamos avançar na prestação jurisdicional de excelência”, frisou.
Além de magistrados e servidores do TJPB, as três inaugurações desta sexta-feira foram marcadas pelas presenças de promotores, advogados, prefeitos dos três municípios, vereadores, defensores públicos e demais profissionais.
Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB