A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça da Paraíba se reunirá, na próxima terça-feira (1º de junho), às 9h, para analisar os resultados do questionário que está sendo aplicado para magistrados e servidores com deficiência do Poder Judiciário estadual. O objetivo é identificar dificuldades vivenciadas para aprimoramento da gestão e adequação da Política de Acessibilidade determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O questionário ficou disponibilizado aos interessados até a última segunda-feira (24). Além da apresentação do resultado da pesquisa serão debatidos na reunião a captação de outras demandas e o alinhamento de ações para adequação.

“Minha expectativa é de que possamos colher com os magistrados e servidores, principalmente os que apresentam alguma necessidade especial, sugestões para melhorar as condições de acessibilidade em nosso Tribunal”, afirmou o presidente da Comissão, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira.

De acordo com a pedagoga da Escola Superior da Magistratura (Esma), Daiane Lins da Silva Firmino, que é integrante da Comissão, o questionário é importante para conhecer o perfil, as dificuldades enfrentadas e as discriminações vivenciadas pelos servidores e magistrados com deficiência ou cônjuge e filhos nessa mesma condição.

Ainda segundo Daiane Lins, as respostas darão subsídio para a Comissão pensar em estratégias e ações para o direito de todos que se encaixem nesse perfil. “Precisamos com urgência ter um judiciário inclusivo e acessível para todos, além de estender essa mesma acessibilidade para os discentes da Esma”, ressaltou a pedagoga.

A Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJPB tem como objetivo fiscalizar, planejar, elaborar e acompanhar os projetos arquitetônicos de acessibilidade e os projetos pedagógicos de treinamento/capacitação dos profissionais e servidores que trabalhem com as pessoas com deficiência (PcD), com fixação de metas anuais, direcionadas à promoção da acessibilidade desse público-alvo.

Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB

Escreva um comentário