A criatividade dos juízes e juízas do Tribunal de Justiça da Paraíba tem se destacado nesse momento em que a pandemia da Covid-19 assola todo o País. O exemplo de prestação jurisdicional, agora, vem da juíza titular da Vara Única e diretora do Fórum da Comarca de Areia, Alessandra Varandas Paiva Madruga de Oliveira Lima, que instalou o “Balcão Virtual”. Como o Município saiu da bandeira amarela para laranja, em atenção ao Ato da Presidência nº 12/2021, do TJPB, todos os serviços presenciais no Fórum estão suspensos, salvo os de urgência e os servidores encontram-se trabalhando em casa (home office).
Com base nessa realidade, a magistrada disponibilizou um notebook, com acesso a plataforma ZOOM, para atendimento virtual para jurisdicionados e advogados manterem contato com os servidores do Cartório, que trabalham nesse sistema, em rodízio.
A ideia inicial era voltada apenas para os usuários mais carentes do Poder Judiciário local, mas a iniciativa está dando tão certo que advogados também estão utilizando o equipamento instalado na recepção do Fórum. Logo, a parte interessada já encontra a sua disposição uma sala virtual já aberta de atendimento na plataforma Zoom e, com isso, pode tirar todas as suas dúvidas com o servidor do Judiciário que estiver de plantão naquele dia.
De acordo com a magistrada, o atendimento é feito sempre no horário do expediente, de segunda a sexta-feira, das 7 h às 13 h. Nesse período, as pessoas interessadas podem saber tudo sobre o andamento do seu processo e os atos praticados em sua ação. Os links disponibilizados pela Unidade Judiciária de Areia, através da plataforma Zoom, são: para audiências e atendimento com a magistrada: https://bit.ly/varaúnicadeAreia; e para o atendimento virtual do cartório (Balcão Virtual): https://bityli.com/sq41t.
“Começamos esse serviço na quinta-feira passada (11) e os resultados são extremamente positivos. Como trabalhamos com vários processos envolvendo a assistência da Defensoria Pública muitas pessoas são carentes, não possuindo sequer um celular ou devido a momentânea dificuldade financeira não possuem crédito ou mesmo internet em seu aparelho. Assim, ficam impossibilitados de terem acesso ao atendimento pelo número do celular institucional à disposição da Chefia do Cartório, disponibilizado pelo TJPB. Daí surgiu a ideia de providenciar um notebook para permitir ao jurisdicionado mais uma opção, em tempos de pandemia, o acesso direto à sala de atendimento virtual”, explicou a juíza Alessandra Varandas.
Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB