A Comarca de Belém realizou uma audiência inédita, na segunda-feira (1º), referente a três processos criminais conexos envolvendo cinco réus, sendo um deles em prisão domiciliar na cidade de Caiçara, na Paraíba, e outros quatro presos em estados diferentes da federação: Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. O juiz auxiliar Gustavo Camacho Meira de Sousa presidiu a audiência, que ouviu, ainda, testemunhas, advogados e partes envolvidas das cidades de Natal (RN), Dona Inês, Caiçara, Bananeiras, Belém e Guarabira.
“A audiência havia sido adiada devido, exatamente, à dificuldade de reunir todos os envolvidos e, agora, ela aconteceu graças às possibilidades abertas através de aplicativo de videoconferência”, disse o juiz Gustavo Camacho, que tem procurado fazer com que a Comarca se alinhe com as novas tecnologias para obter melhores resultados.
A Comarca de Belém tem obtido avanços para aumentar a produtividade ao se utilizar de meios tecnológicos, além de promover economia de tempo e de recursos financeiros dos jurisdicionados. “Isso é notado, por exemplo, nas audiências, que vêm sendo realizadas de forma virtual desde o início das restrições devido à pandemia do Covid-19”, observou o técnico judiciário Aurélio Pereira, que organizou a audiência com ajuda do técnico Jocelino Tomaz.
A promotora Ana Maria Pordeus Gadelha e o defensor público Marcos José de Brito Souto, ambos atuantes na audiência, têm sido colaboradores para os avanços alcançados pela Comarca, que tem como chefe de Cartório o analista Ítalo Macedo.
Por Gabriella Guedes/Gecom/TJPB