As unidades do Poder Judiciário estadual contarão com mais um instrumento voltado à segurança de magistrados, servidores e do jurisdicionado. Trata-se da instalação das cabines blindadas, nos locais de acesso aos Fóruns e órgãos administrativos da Justiça paraibana. As ações fazem parte do projeto Acesso Seguro. A princípio, os equipamentos estão sendo instalados no Fórum Cível da Capital, Esma, Corregedoria, Fórum Regional de Mangabeira e no Juizado da Infância e Juventude de João Pessoa. As próximas unidades contempladas serão as Comarcas de Pedras de Fogo, Alhandra, Conde, Caaporã, Mamanguape, Rio Tinto e Jacaraú. Os trabalhos começaram 15 dias antes da data prevista.
“Tais cabines são utilizadas no desmuniciamento do armamento daqueles que têm porte de armas e desejam, no mais das vezes, ingressar no interior dos prédios do Poder Judiciário paraibano para cumprirem seus deveres institucionais ou funcionarem como testemunhas”, observou Rodrigo Marques, acentuando que, ganha a segurança dos que frequentam os Fóruns da Paraíba. “Jurisdicionados, defensores públicos, advogados, promotores de Justiça, enfim, a sociedade em geral está contemplada com um excelente recurso de segurança”, enfatizou.
Segundo Micheline Jatobá, estão empenhados e liberados para produção: 79 balcões, 61 cabines de desmuniciamento de armas e 61 Kits (armários, caixas de areia e prateleiras).
Composição do Mobiliário:
Recepção – Controla o fluxo de entrada e saída dos usuários na unidade judiciária. Local onde é realizada a captura da imagem do jurisdicionado e o cadastro dos seus dados pessoais para inserção no software de controle de acesso, “Visit”.
Cabine de Desmuniciamento – Mobiliário blindado, onde o indivíduo habilitado para transitar com arma de fogo, depositará seu equipamento de forma segura e prática, atendendo às recomendações da Resolução n° 11/2017, aprovada pelo Pleno do TJPB, de autoria da magistrada Michelini de Oliveira Dantas Jatobá.
Armário – Móvel onde o usuário acondicionará sua arma, de forma individual em compartimentos numerados, com abertura e fechamento através de chaves disponibilizadas na recepção.
Caixa de Areia – Mobília da cabine de desmuniciamento, onde o indivíduo direcionará a arma inciando o processo de descarga dos projéteis.
Por Lila Santos/Gecom-TJPB