Termina nesta sexta-feira (2) a segunda etapa do Curso de Preparação para Pretendentes à Adoção, voltado às comarcas da 1ª Circunscrição do Poder Judiciário estadual. A formação foi iniciada na segunda-feira (28) e ocorre por meio do Ambiente Virtual de Aprendizado da Escola Superior da Magistratura (Esma) do Tribunal de Justiça da Paraíba. Com a conclusão do curso, os participantes estão habilitados para participar do processo de Adoção.

Participam da formação 53 inscritos das comarcas de Santa Rita, Cabedelo, Campina Grande, São José de Piranhas e João Pessoa, além de dois casais do Distrito Federal.

Juiz Adhailton Lacet
Para o gestor da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju) do TJPB, juiz Adhailton Lacet (titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital), a realização do evento por meio da plataforma da Esma está sendo bastante proveitosa.

“Essa modalidade veio superar nossas expectativas, inclusive, pela abrangência nacional, visto que qualquer pessoa de outros estados pode participar. Estamos muito satisfeitos. A equipe está empenhada para dar continuidade a este trabalho no próximo ano”, avaliou o juiz.

O curso contou, ainda, com palestra da professora Nataly Pinheiro, assistente Social e doutoranda em Ciências Jurídicas, além da participação de profissionais do Gead-JP (Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa) e de representantes da Defensoria Pública, Ministério Público estadual e mães e pais que já adotaram, com depoimentos sobre as suas experiências.

“Uma vez concluídos os estudos, os participantes receberão certificados e, assim, ficarão aptos, habilitados, para a adoção, passando a integrar o Sistema Nacional de Adoção (SNA)”, pontuou o coordenador da Coinju.

Napem – Por meio do Ato da Presidência nº 49/2020, publicado no Diário da Justiça eletrônico do dia 17 de agosto, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo, designou o juiz Adhailton Lacet para atuar como coordenador dos Núcleos de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem) de João Pessoa, que tem por objetivo prestar auxílio às Varas da Infância e da Juventude, da Violência Doméstica, de Família e Criminal.

“Fico muito honrado pela confiança que em mim foi depositada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Murilo. É mais uma incumbência, na qual tenho a maior satisfação em desempenhar, para prestar um melhor serviço ao jurisdicionado, tanto das Varas da Violência Doméstica, das Varas de Família e Varas da Infância e Juventude de todas as comarcas que integram a Primeira Circunscrição Judiciária”, salientou o magistrado, pontuando que, na Paraíba, existem seis circunscrições judiciárias.

Por Lila Santos/ Gecom-TJPB

Escreva um comentário