Utilizando as ferramentas digitais, por meio da Plataforma Zoom, a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba realizou, durante uma semana (17 a 24/08), o Curso de Preparação para Pretendentes à Adoção voltado às comarcas da 1ª Circunscrição do Poder Judiciário estadual. A capacitação ocorreu pela primeira vez no formato digital, em virtude do momento atual vivido com a crise sanitária ocasionada pelo Coronavírus, e contou com a participação de 94 pessoas habilitadas. A formação foi realizada dentro do Ambiente Virtual de Aprendizado da Escola Superior da Magistratura (Esma) do TJPB. Os participantes receberam certificados.

O titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca da Capital, responsável pelas adoções, juiz Adhailton Lacet Correia Porto (coordenador da Coinju), avaliou como extremamente positiva a realização da formação. O magistrado salientou que foi  satisfatório e que todos gostaram do curso, ressaltando que nas próximas edições haverá a colaboração de profissionais do Gead-JP (Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa), vinculado a Associação Nacional dos Grupos de Adoção (ANGAD). O magistrado foi responsável pela abertura e o encerramento do curso digital.

“Foi muito bom. Houve uma interação da equipe com os inscritos, esclarecendo dúvidas. Nós vamos continuar utilizando o ambiente de aprendizado virtual da Esma para os próximos cursos, porque tudo indica que não teremos a capacitação na modalidade presencial este ano. O resultado foi positivo, mesmo sendo numa modalidade nova, mas de bom agrado, com as participações da equipe interprofissional da Vara da Infância e da Juventude, da pedadoga Sílvia Elóy, da Coinju, e do Ministério Público estadual”, disse Adhailton Lacet, complementando que estão previstos para acontecerem mais dois cursos nos meses de setembro e novembro, todos virtuais, considerando o isolamento social.

Números – Conforme levantamento da 1ª Vara da Infância e da Juventude de João Pessoa, a Paraíba conta com 308 crianças e adolescentes acolhidos. Atualmente, 44 estão disponíveis para adoção e 12 estão vinculados a pretendentes. Ao todo, 33 crianças e adolescentes já estão em processo de adoção. Na Paraíba, existem 485 pretendentes disponíveis, ou seja, cadastrados junto ao Sistema Nacional de Adoção (SNA).

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

Escreva um comentário