O curso on-line para a implantação do Projeto Acesso Seguro do Tribunal de Justiça da Paraíba será ministrado em mais quatro unidades do Poder Judiciário estadual. A partir das 14h desta terça-feira (18), representantes do Fórum Cível de João Pessoa, da Corregedoria-Geral de Justiça e das comarcas de Ingá e Solânea receberão a capacitação na modalidade a distância, que terá, aproximadamente, três horas de duração e deve ser concluída por volta das 17h.

O Projeto, que integra o planejamento estratégico do TJPB, tem por referência a Resolução nº 176/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, e funciona controlando o acesso de pessoas às unidades da Justiça estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachá de identificação.

As próximas unidades que receberão o treinamento são a Escola Superior da Magistratura (Esma), o Fórum da Infância e da Juventude de Campina Grande e a Comarca de Patos. “Assim agindo, estará o Tribunal de Justiça dando continuidade à priorização do primeiro grau de jurisdição”, comentou o juiz auxiliar da Presidência e membro da Comissão de Segurança do TJPB, Rodrigo Marques.

O calendário de capacitação foi efetuado, mesmo diante da pandemia provocada pela Covid-19, devido a adoção, por parte da equipe, de novas metodologias e ferramentas tecnológicas, que permitiram a utilização do sistema de Ensino a Distância (EaD) e a videoconferência. “O conhecimento adquirido on-line, através de ferramentas de videoconferência e métodos de EaD, é o mesmo obtido em sala de aula. E o projeto prossegue, agora apresentado virtualmente aos gerentes das comarcas que não utilizam ainda o Acesso Seguro”, disse a gestora do Projeto, juíza Micheline Jatobá.

“Os gerentes dos fóruns e das unidades administrativas recebem atribuições com o propósito de impulsionar o processo de implantação do projeto”, adiantou o coordenador do Acesso Seguro, Jardel Rufino, responsável por ministrar o treinamento.

Tópicos – Dentro da grade da capacitação estão os tópicos apresentação do Projeto; funcionalidade do mobiliário: como recepção, cabine, armário e caixa de areia; demonstração por slide do acesso de um visitante armado; apresentação do Software de Controle Visit; demonstração de todas as funcionalidades do software e todos os tipos de cadastros, relatórios, registros de saída, operadores e crachás extraviados. “Ainda vamos repassar a forma correta para desmuniciamento de armas e as informações gerais sobre a Resolução e expedientes relacionados ao projeto”, adiantou o coordenador.

Contempladas –  As comarcas que receberam o treinamento para a instalação do projeto Acesso Seguro foram: Santa Rita, Conde, Alhandra, Fórum da Infância e Juventude de João Pessoa, Alagoinha, Belém, Boqueirão, Remígio, Alagoa Nova, Coremas, Gurinhém, Pocinhos, Serra Branca, Taperoá, Esperança, Guarabira, Pombal, Sumé, Soledade e São João do Rio do Peixe. A capacitação virtual segue neste segundo semestre.

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

Escreva um comentário