A equipe de Precatórios da Presidência do TJPB participará, no dia 11 deste mês, às 17h, de uma transmissão ao vivo para abordar o tema Precatórios. A live poderá ser visualizada pela plataforma Zoom, para o público interno, e pelo YouTube, para o público externo. O tópico será tratado por servidores que atuam na Gerência e tem, dentre os objetivos, além de informar como o serviço é prestado, mostrar, com transparência, o que vem sendo desenvolvido no setor, considerando o momento atual de pandemia do coronavírus (Covid-19).
De acordo com o juiz auxiliar da Presidência, Gustavo Procópio, a transmissão será destinada tanto aos magistrados e servidores do TJPB, quanto aos credores e seus advogados, procuradores dos entes devedores e gestores que tenham interesse acerca das questões referentes aos precatórios. O magistrado destacou que, neste período de pandemia, foi iniciado um trabalho de digitalização e virtualização dos processos físicos do setor, o que vai acelerar, ainda mais, a resposta ao jurisdicionado. Conforme afirmou, 80% do acervo processual, atualmente, é físico.
“Foi um trabalho enorme, porque estamos digitalizando manualmente uma grande quantidade de processos e, em seguida, iremos efetuar o processo de virtualização manualmente também. Nossa equipe é pequena, mas aguerrida, por isso, realizou com garra esta tarefa. Além disso, nossos serviços cotidianos continuaram, mesmo diante das limitações do contexto atual”, salientou o juiz Gustavo Procópio.
Segundo explicou, a prestação de contas será, também, uma das motivações da transmissão ao vivo. “Outro objetivo é abrir mais um canal de diálogo para o público, tanto interno quanto externo, pois é importante para conseguir fazer o serviço tramitar da melhor forma possível”, disse, acrescentando que a live servirá, ainda, para prestar orientações sobre os procedimentos a serem adotados em relação aos que buscam o setor de precatórios para tirar dúvidas. “Por fim, queremos receber ideias e propostas de aperfeiçoamento dos serviços, já que buscamos, sempre, a excelência”, frisou o juiz.
O gerente do setor, João Paulo, afirmou que a live será uma oportunidade de prestar contas do trabalho que está sendo desenvolvido durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19). “Além disso, a transmissão permitirá que os magistrados e chefes de cartórios sejam informados acerca das muitas novidades havidas com a vigência da nova Resolução n° 303/2019 do Conselho Nacional de Justiça”, explicou.
Participarão, também, da live a supervisora de precatórios, Maira Brito Marques, a assessora da Presidência do TJPB, Iria Guazzi Linden, e o assessor do juiz auxiliar da Presidência, Fernando Antério Fernandes. Os contatos da Gerência de Precatórios do TJPB estão disponíveis na página do Tribunal na internet, tanto o número de telefone com acesso via WhatsApp (9-9145-2283), que pode ser acessado aqui, quanto nas informações sobre o tema, que podem ser visualizadas aqui.
Por Celina Modesto / Gecom-TJPB