O Curso Virtual de Pretendentes à Adoção da Comarca de Campina Grande terá continuidade na tarde desta quinta-feira (30). A capacitação teve início ontem (quarta-feira), com a participação 28 pessoas inscritas, entre casais e solteiros, sendo 13 integrantes da cidade de Campina e 15 de outras comarcas da Paraíba e demais estados do país. A formação foi organizada e mediada pela equipe multiprofissional da seção cível e da Vara da Infância e da Juventude de Campina Grande. Será concluída na tarde desta sexta-feira (31).
De acordo com a Comissão Organizadora do evento, o número de participantes foi além das expectativas, diante da limitação de vagas dentro do planejamento das atividades e dinâmicas envolvidas. Através da Plataforma Zoom, as aulas estão sendo ministradas em tempo real por magistrados, representante do Ministério Público e equipe interdisciplinar da Vara da Infância e da Juventude de Campina. O Curso compõe uma das etapas do processo de habilitação no Sistema Nacional de Adoção (SNA) e tem uma programação que inclui palestras, debates e momentos para compartilhar experiências com famílias que vivenciaram a adoção.
No primeiro dia, as atividades contemplaram os aspectos jurídicos da adoção, abordados pelo juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de Campina, Perilo Rodrigues de Lucena, e pelo juiz do Juizado Auxiliar da Infância e Juventude da 2ª Circunscrição, Hugo Gomes Zaher, e pela da promotora de Justiça Elaine Alencar. A dinâmica foi encerrada com a apresentação e contribuições do Grupo de Apoio à Adoção Laços de Afeto (@lacosdeafeto_gaa).
A programação envolve os aspectos psicológicos da adoção e vivências relacionadas, criando muitas expectativas de aprendizado e crescimento pessoal e profissional para todos os envolvidos. “Essa atividade inovadora é reflexo da nova realidade da pandemia e representa a continuidade da prestação dos serviços da Justiça”, comentou Perilo Rodrigues.
Segundo Hugo Zaher, com essa capacitação, a Vara da Infância e da Juventude garante a formação dos pretendentes à adoção de Campina Grande e demais comarcas que integram a 2ª Circunscrição Judiciária do Estado. “O objetivo é garantir o acesso à Justiça, consubstanciado no desejo dos pretendentes de se inscreverem no Sistema Nacional de Adoção, além do aprofundamento com relação às responsabilidades e implicações sobre a adoção”, disse o juiz.
Confira a programação do Curso. Clique aqui.
Fernando Patriota/Gecom-TJPB