Mais um encontro virtual foi realizado, na manhã desta terça-feira (21), envolvendo o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcio Murilo, o diretor Administrativo, Tony Pegado, a gerente de Qualidade de Vida, Valéria Beltrão, a servidora integrante da Gevid, Januária Queiróz, servidores da Gerência de Apoio Operacional e Gerência de Material, Patrimônio e Acervos e os gerentes de Fóruns. Na pauta, diversos assuntos referentes à retomada dos serviços presenciais, com destaque para o cumprimento do Protocolo de Biossegurança e a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Segundo informou Toni Pegado, o encontro virtual priorizou as orientações sobre a importância do Protocolo de Biossegurança no que se refere à utilização do material de limpeza para a desinfecção e sanitização das dependências dos Fóruns. Conforme o diretor Administrativo, a reunião envolveu as unidades que não possuem contratos de prestação de serviços de limpeza. “Nesse caso, a estratégia é outra. O material é fornecido pelo Tribunal, como água sanitária, álcool em gel, papel toalha, sabonete líquido, dentre outros, para possibilitar a limpeza e o combate à Covid-19”, destacou.
Ele explicou, ainda, que, na semana passada, houve uma reunião com os gerentes dos grandes fóruns, que possuem contratos de prestação de serviços de limpeza. “Passamos para eles as mudanças necessárias que precisam ser ajustadas, nas suas respectivas unidades, com os prestadores de serviços para atender o Protocolo de Biossegurança, de forma a possibilitar as proteções necessárias, a fim de evitar a disseminação do Coronavírus”, disse Tony Pegado.
O diretor destacou, da mesma forma, a participação da gerente da Gevid, Valéria Beltrão, que falou sobre a importância do Protocolo de Biossegurança e das recomendações do Ministério da Saúde em relação a não utilização do ar condicionado, se possível, permitindo a circulação natural do ar. “Abordamos, também, sobre os testes da Covid-19, que muitas comarcas estão conseguindo em parcerias com as Prefeituras. A servidora Januária explicou sobre a diferença dos tipos de Teste. Por fim, falamos dos Equipamentos de Proteção que foram adquiridos pelo Tribunal para o retorno dos trabalhos, já distribuídos para as unidades”, pontuou.
Tony Pegado salientou que, antes mesmo da existência do Protocolo de Biossegurança, com relação a equipamentos de proteção, a Diretoria havia feito uma primeira compra, de materiais mínimos, porém essenciais para viabilizar a reabertura dos Fóruns, como máscaras descartáveis, de pano, protetor facial, borrifador, álcool em gel e líquido, e termômetro, sob a orientação da Gevid e com base no Resolução n° 322/2020 do Conselho Nacional de Justiça. “Estamos fazendo a licitação de mais material de proteção para termos em estoque e de outros que foram recomendados no Protocolo de Biossegurança”, informou o diretor.
Alinhamento – A primeira parte da reunião virtual foi focada no alinhamento dos trabalhos entre as Gerências de Apoio Operacional e de Material e Patrimônio com os gerentes dos Fóruns sobre a utilização da Central de Chamados Administrativo (Ato da Presidência 37/2019), para facilitar a formalização das demandas junto à Diretoria Administrativa. No decorrer do encontro digital, foram tratados outros assuntos administrativos, a exemplo da fiscalização e atesto de serviços executados por empresas contratadas pelo TJ e a contratação dos Correios.
Por Lila Santos/Gecom-TJPB