Segue disponibilizada no site do Tribunal de Justiça da Paraíba, até a próxima quarta-feira (15), a consulta pública para coletar opiniões, a fim de auxiliar o Conselho Nacional de Justiça na construção das Metas para 2021. Um formulário foi disponibilizado para os interessados em participar, basta acessar o link indicado no final dessa matéria. O documento também está disponível nos banners internet e intranet, do site do TJPB. Para acessá-lo, o usuário deve clicar na aba Administração/ Diretorias/ Gerência de Pesquisas Estatísticas.
“A coleta de opiniões mediante pesquisa é uma forma democrática que o CNJ encontrou de ouvir sugestões, tanto dos operadores de direito, que são diretamente envolvidos com os processos, quanto dos jurisdicionados, que têm interesse em receber uma melhor prestação jurisdicional”, explicou o gestor das Metas do CNJ no âmbito do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva.
A gerente de Pesquisas Estatísticas do TJPB, Renata Grigório, ressaltou o fato do processo colaborativo ter sido proposto pelo CNJ por meio da Resolução nº 221/2016 e que a consolidação dos dados, com base na consulta, permite que o Tribunal possa opinar junto ao Comitê Nacional quanto às novas metas. “Em novembro, as propostas são votadas, no Encontro dos Presidentes”, lembrou a gerente, acrescentando que, anualmente, as propostas das metas são enviadas pelos tribunais e a pesquisa possui o objetivo de tornar o processo mais participativo.
Por sua vez, a gerente de Projetos do TJPB, Caroline Leal, salientou o interesse do Conselho Nacional de Justiça em estimular o desenvolvimento de gestões participativas e a existência do Prêmio CNJ de Qualidade, voltado ao reconhecimento dos tribunais por segmento de justiça. Segundo ela, um dos itens avaliados inclui a realização de alguma consulta pública para elaboração das metas. “A partir dessa coleta, a gente repassará esse estudo ao Conselho, junto aos outros tribunais, buscando que a aplicação desse trabalho se torne ainda mais correlacionada com os anseios daquele que está na ponta e vive no dia a dia a execução e o cumprimento dessas metas”, pontuou a gerente.
Para ter acesso ao formulário, clique na palavra Consulta.
Por Lila Santos/Gecom-TJPB