A Comarca de Coremas vai realizar testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 com os servidores locais do Fórum Nobel Vita, quando do início do retorno gradual das atividades forenses, previsto para o próximo dia 20 de julho. A medida é fruto de parceria entre o Judiciário estadual local e o Município de Coremas, por meio da Secretaria de Saúde, que viabilizou a doação dos testes.
De acordo com o juiz titular da Comarca, Odílson de Moraes, a iniciativa será executada já no primeiro dia do retorno, como forma de maximizar a prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. “O funcionário que testar positivo ficará em isolamento social e tratamento. Isso visa humanizar e demonstrar que o Judiciário voltará gradualmente, porém respeitando o direito à saúde dos seus servidores e de toda a sociedade”, enfatizou o magistrado.
Por meio dessa ação, serão testados analistas e técnicos judiciários, oficias de justiça, gerente, vigilantes, auxiliares de serviço, distribuidor e assessor de juiz, conforme revelou a gerente do Fórum, Elizângela Rodrigues de Andrade. “É uma ação que representa prevenção e controle da Covid, garantindo segurança não só aos servidores, como aos jurisdicionados”, analisou.
A gerente acrescentou que a parceria entre os Poderes Executivo e Judiciário no âmbito local vem sendo desenvolvida desde a decisão de permanência da comarca, quando foi assinado um protocolo de intenções, no qual o Município, na forma de contrapartida, se comprometeu a oferecer uma contribuição em vários setores, a exemplo da instalação de energia solar nas dependências do Fórum, reformas, etc.
Por Gabriela Parente / Gecom – TJPB