O Fórum Nacional da Saúde divulgou Nota Técnica que trata dos testes diagnósticos para a identificação do vírus SARS-CoV-2 e para o diagnóstico da Covid-19, cujo objetivo é atualizar a magistratura brasileira sobre a qualidade e a segurança de diversos testes que foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O documento é fruto dos debates que ocorreram com os representantes dos hospitais privados e da medicina diagnóstica, bem como com os representantes das operadoras de saúde. Nas reuniões, foi destacada a preocupação em relação à qualidade e à confiabilidade de diversos exames (testes rápidos) para o diagnóstico da Covid-19.
A pesquisa para a elaboração da Nota Técnica apoiou-se em notícias da imprensa, devidamente confirmadas por buscas a sites institucionais como os da Anvisa, do Ministério da Saúde (MS) e da U.S. Food and Drug Administration (FDA), realizadas até 29/4/2020.
Até o momento do levantamento, a Anvisa havia autorizado a comercialização de 43 kits comerciais específicos para o diagnóstico do novo coronavírus (SARSCoV-2) e da doença que ele causa, a Covid-19.
Para conferir a Nota Técnica, na íntegra, clique na palavra testes.
Gecom-TJPB