A partir desta sexta-feira (24), o Juizado Especial Misto da Comarca de Santa Rita, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, iniciará uma fase de testes para a implantação do sistema de audiências virtuais, a fim de evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). Com a impossibilidade, neste momento, da presença física das partes e advogados ao Fórum e por sugestão do juiz leigo, Giordano Bruno Melo Linhares, as audiências serão realizadas pela plataforma Google Meet, a partir de links que serão disponibilizados para acesso às salas virtuais, sem a necessidade da instalação de qualquer programa.

A juíza titular da unidade, Ana Flávia de Carvalho Dias, destacou a importância da medida. “Com a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia, começamos a idealizar ações para garantir ao jurisdicional o adequado andamento dos processos, a fim de evitar acúmulos de feitos e quebra da celeridade na solução dos conflitos”, afirmou a magistrada.

Outra iniciativa adotada pelo Juizado Especial de Santa Rita é a de possibilitar o atendimento virtual às partes e advogados. A partir do número (83) 99144-8580, os interessados, no mesmo horário do atendimento presencial, podem solicitar informações de processos, tirar dúvidas ou pedidos de impulsionamento.

Segundo o chefe de cartório do Juizado Especial, Anderson Fagundes Xavier de Oliveira, a medida visa assegurar a continuidade dos atendimentos durante a pandemia. “Nesse período difícil vivido por todos, estamos usando o celular institucional fornecido às chefias de cartório para garantir que, ainda que de forma diferente, nosso Juizado continue de portas abertas para todos, até mesmo em homenagem ao princípio constitucional da eficiência, que deve nortear nossas ações”, pontuou.

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

Escreva um comentário