Será inaugurado, nesta quarta-feira (22), às 15h, no Fórum Affonso Campos, em Campina Grande, um espaço destinado às crianças que acompanham seus pais àquela unidade. A Brinquedoteca foi viabilizada por meio de parceria executada entre a Diretoria do Fórum e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB) local.
De acordo com o juiz-diretor do Fórum, Gustavo Lyra, a iniciativa é, sobretudo, uma questão de humanização para com os usuários da Justiça. “Um espaço importante onde eles possam deixar seus filhos brincando, lendo, se divertindo, se entretendo, enquanto realizam as atividades que precisam no Fórum”, declarou.
O magistrado explicou, ainda, que o objetivo é que o ambiente seja mais do que uma brinquedoteca e funcione, também, como fraldário e local de amamentação. “A amamentação é livre e pode ser feita em qualquer lugar, mas as mães que quiserem mais privacidade poderão dispor deste local mais confortável e tranquilo, com cadeiras adaptadas a esta finalidade”, complementou.
Gustavo Lyra afirmou que a área estava sem ocupação e, por isso, em conversa com membros da Caixa de Assistência, amadureceram a ideia de adaptar o local de modo que tivesse uma utilidade para servidores, advogados e pessoas que vão ao fórum, em geral. O projeto foi, então, aprovado pela Presidência da CAA-PB.
“Em relação a recursos, foram aplicados cerca de R$ 6 mil reais. Cedemos o local, instalamos a televisão e a Caixa providenciou o mobiliário. As bonecas foram doadas pelo Projeto Castelo de Bonecas e, também, pelo Projeto Maria, da ONG Mulheres de Peito. Recebemos, ainda, doações pessoais. Agora, vamos entregar o espaço, que ficou bem convidativo, a toda comunidade”, revelou o magistrado.
Por Gabriela Parente / Gecom -TJPB