O Projeto Conhecendo o Judiciário encerrou as atividades de 2019 com a participação de 65 alunos do Curso de Direito de duas instituições de ensino superior: a Faculdade Cesrei, de Campina Grande, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus João Pessoa. O desembargador Leandro dos Santos, coordenador e idealizador da iniciativa, recepcionou os estudantes, na tarde desta segunda-feira (25), na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, ocasião em que explicou o funcionamento do Judiciário estadual. Em seguida, o magistrado mostrou a sala de sessão da 3ª Câmara Especializada Cível.
Leandro dos Santos falou sobre a importância dos alunos, futuros juristas, conhecerem o cotidiano da Justiça estadual. “Apresentamos todo o funcionamento do Judiciário e, também, a sua função, composição e competência. Agora, a ideia é mudar, inovar e aperfeiçoar o alcance do projeto”, disse.
A estudante Bruna Araújo Longatti Medeiros, do terceiro período da UFPB, ressaltou as expectativas em reação à visita. “Para mim foi uma experiência única, porque possibilitou meu primeiro contato prático com a Justiça paraibana, servindo para aprofundar meus conhecimentos jurídicos”, afirmou.
Já o aluno Renan de Sousa Pinho, do 2º período, também da Universidade Federal, destacou que, apesar do Judiciário está presente na vida dele, enquanto cidadão, não tinha conhecimento do funcionamento deste sistema. “A vivência prática com o projeto serviu para expandir, ainda mais, minha experiência na área. O procedimento de como atua a Justiça estadual foi muito bem esclarecido pelo desembargador Leandro”, ressaltou.
Este ano, participaram 634 alunos de 10 instituições de ensino, durante nove visitas ao Projeto Conhecendo o Judiciário, conforme dados fornecidos pela assessora Kathyane Alves.
Para 2020 – Com relação ao projeto, o desembargador Leandro esclareceu que reunirá sua equipe para planejar as mudanças para o próximo ano. “Pretendemos realizar visitas mensais às comunidades mais pobres e levar a mensagem do Judiciário com lições de cidadania, de forma que os cidadãos conheçam seus direitos. Daremos continuidade ao “Conhecendo o Judiciário”, com algumas mudanças, para torná-lo mais efetivo na proposta de levar a história do Poder Judiciário da Paraíba a outros segmentos da sociedade”, pontuou.
O magistrado acrescentou, ainda, que a ideia é expandir os conhecimentos de forma a mostrar um Judiciário não só de julgamentos, mas um sistema multiportas, a exemplo da política da conciliação e mediação. Ele lembrou, também, que o projeto já está consolidado nesses sete anos de existência, com a participação de milhares de estudantes dos cursos de Direito da Capital e do interior, que conheceram as dependências do TJPB. “Considero um sucesso por ter levado às pessoas uma nova imagem do Judiciário estadual, de forma a aproximá-lo do cidadão”.
Por Clélia Toscano/Gecom-TJPB