O Jornal da Justiça, 2ª Edição, da TV Justiça do Supremo Tribunal Federal, veiculou, nessa terça-feira (12), reportagem produzida pela Gerência de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba sobre a Formação para as Metodologias do Escritório Social. Este visa qualificar o retorno de egressos do sistema prisional à sociedade.
O evento ocorreu na Escola Superior da Magistratura (Esma) com a participação de representantes de seis estados nordestinos. Foi uma promoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentro do Eixo 3 do Programa Justiça Presente, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com recursos repassados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A oficina reuniu, nos dias 6, 7 e 8 deste mês, cerca de 70 técnicos municipais, estaduais e do Poder Judiciário que vão atuar diretamente com a política para egressos e pré-egressos do sistema prisional, no processo de instalação dos Escritórios. Na Paraíba, o equipamento deve ser inaugurado até o final do ano, com funcionamento no Centro da Capital. Vai reunir, em um mesmo local, atendimentos e serviços para dar suporte aos egressos do sistema prisional e as suas famílias em diversas áreas como saúde, educação, qualificação, encaminhamento profissional, atendimento psicossocial e moradia.
Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2016, o Escritório Social funciona em esquema de gestão compartilhada entre o Poder Judiciário e o Executivo. O espaço também está em processo de instalação no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Todos esses estados enviaram multiplicadores para a Formação.
Para assistir a reportagem, clique na palavra egresso.
Gecom-TJPB