Um total de R$ 2.643.726,76 milhões foi homologado por meio de acordos realizados pelo Judiciário estadual paraibano durante a XIV Semana Nacional da Conciliação, ocorrida de 4 a 8 de novembro em todo o país. De acordo com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, ao todo, foram 2.984 audiências no período e 3.345 pessoas atendidas no Estado.
A Semana Nacional da Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de incentivar e fomentar a cultura da conciliação processual e pré-processual, reduzir o acervo, o tempo médio de duração dos processos e a taxa de congestionamento dos tribunais de justiça.
“O evento superou todas as nossas expectativas, não só em termos de acordos homologados, como de pessoas atendidas, audiências agendadas, adesão dos magistrados e valores envolvidos nos acordos, que chegaram a quase R$ 2,7 milhões”, analisou o juiz Fábio Leandro.
O diretor adjunto apontou, ainda, o resultado exitoso do evento no tocante ao investimento em cidadania. “Nesta edição da Semana, começamos a ampliar o foco na cidadania, por meio do Mutirão realizado na Praça da Paz, em que o Cejusc da Capital ofereceu vários serviços à população, indo muito além da homologação de acordos”, disse.
Em João Pessoa, o encerramento da Semana ocorreu na Praça da Paz, no Bairro dos Bancários, voltado a orientar a população sobre processos, promover acordos em litígios junto ao Procon estadual, prestar informações sobre direitos, ofertar serviços de saúde, de exames a vacinas, entre outras ações.
Por Gabriela Parente / Gecom – TJPB