A Assessoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Setor de Prevenção e Combate a Incêndio do TJPB, promoveu a capacitação profissional para a formação de 64 servidores que vão compor a Brigada de Incêndio, com atuação no prédio do Anexo do Tribunal. A medida é uma recomendação da Presidência do TJ e ministrada por oficiais instrutores do Corpo de Bombeiros. Foram abordados a Prevenção de Combate a Incêndio, Uso de Extintores e Respiração Cardiovasculares (reanimação de vítimas).
A capacitação aconteceu na tarde dessa sexta-feira (18) e foram treinados servidores terceirizados, a exemplo dos funcionários de serviços gerais, marceneiros, encanadores e mais dois ou três servidores do Tribunal, por andar do Anexo, que servirão, em caso de incêndio, como brigadistas auxiliares. Dando continuidade à formação, na primeira quinzena de novembro, vão acontecer as aulas práticas, com relação ao uso dos extintores e saídas de emergência.
O assessor militar do TJPB e integrante da Comissão de Segurança do Tribunal, coronel Gilberto Moura Santos, informou que o chefe brigadista de cada andar vai orientar os ocupantes do prédio, em uma situação de incêndio ou qualquer outro sinistro. “Temos escada de emergência em todos os andares, como extintores distribuídos em pontos estratégicos do Anexo”, informou o militar. Depois de concluir a capacitação no prédio do Anexo, o curso será promovido nos Fóruns Cível e Criminal de João Pessoa.
Ele explicou, ainda, que os extintores de água devem ser usados para materiais sólidos, como móveis e processos. Já os que carregam o CO2 são utilizados nos equipamentos eletroeletrônicos e o pó químico, nos casos de fluídos, a exemplo de gasolina e óleo. “Este é um trabalho de extrema importância para a segurança das pessoas que utilizam as dependências dos prédios do Judiciário estadual, como a preservação do patrimônio do Tribunal de Justiça da Paraíba”, acrescentou o coronel Gilberto.
Extintores – Visando garantir segurança dos juízes, servidores, jurisdicionados e do patrimônio do Poder Judiciário estadual, a Assessoria Militar do TJPB concluiu a recarga e instalação do primeiro lote de extintores, beneficiando 26 comarcas de 1ª e 2ª entrâncias das regiões do Litoral e Brejo. No último dia 14 deste mês, teve início o plano de distribuição de extintores em 25 comarcas das regiões de Campina Grande, Seridó e Cariri. Até o final de novembro, será concluída a ação, com o atendimento das unidades judiciárias do Sertão e Alto Sertão paraibano. Ao todo, são 810 extintores das categorias Água, Pó Químico e CO2.
Por Fernando Patriota/Ascom-TJPB