Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Justiça da Paraíba obteve a certificação de ‘Excelência’ no Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) 2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O TJPB atingiu uma pontuação geral de 91,84, elevando o desempenho em relação ao ano de 2023. O resultado é reflexo direto dos investimentos estratégicos realizados na modernização e ampliação da infraestrutura de TI e do compromisso da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) em prestar serviços de alta qualidade ao público.
O TJPB garantiu a 42ª posição entre os 94 tribunais avaliados e está entre os 10 melhores em seu segmento. Das 39 questões avaliadas, em 35 delas o Poder Judiciário estadual obteve nota superior a pontuação média do segmento, sendo 34 com maior pontuação. O CNJ avalia os Tribunais a partir de evidências cadastradas no sistema do Conselho onde os órgãos inserem a documentação que comprovam as respostas sobre o tema avaliado.
O diretor da Ditec, Ney Robson destacou as ações que levaram o Judiciário paraibano a alcançar esse índice. “Entre os principais investimentos que impulsionaram o desempenho do TJPB estão a aquisição de novos equipamentos para o datacenter, como a infraestrutura hiperconvergente (HCI), a implementação de um novo balanceador de cargas com WAF (Web Application Firewall), além da renovação de switches e access points, modernizando o parque tecnológico. Esses aprimoramentos permitiram uma operação mais eficiente e segura dos sistemas de TI do tribunal”.
Além disso, o Tribunal de Justiça da Paraíba implantou uma nova solução de backup, garantindo maior proteção e disponibilidade dos dados. Houve também a contratação de softwares e equipamentos de segurança que elevaram os níveis de proteção das informações essenciais para o funcionamento seguro de sistemas críticos como o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Aliado a essas decisões, o Tribunal intensificou o uso da computação em nuvem, aumentando a escalabilidade e eficiência no armazenamento e processamento de informações.
Suporte e atendimento – Outro fator relevante se deve ao novo contrato de suporte e atendimento de tecnologia, garantindo que a equipe técnica da Ditec pudesse prestar um serviço de excelência tanto internamente quanto para os usuários externos. “Esse suporte, somado à dedicação da equipe da Ditec, que mantém o compromisso de entregar soluções inovadoras e de qualidade, foi fundamental para o sucesso do Tribunal em 2024”, ressaltou Ney Robson.
O diretor da Ditec lembrou, ainda, que todos esses avanços estão alinhados com as diretrizes da presidência do TJPB que, reconhecendo a importância da tecnologia para o bom funcionamento da justiça, determinou um investimento massivo na área de TI. Essa visão estratégica foi crucial para modernizar a infraestrutura do TJPB e garantir serviços ágeis, seguros e eficazes para a sociedade, como avaliou Ney Robson.
“Com essa base tecnológica robusta, o TJPB está preparado para enfrentar os desafios futuros e manter sua posição de destaque no cenário nacional em termos de governança e gestão de TI, sempre buscando aprimorar a experiência do público e a eficiência no atendimento”, completou o diretor da Ditec.
Por Nice Almeida