Na manhã desta quarta-feira (14), o desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, coordenador estadual da Infância e da Juventude (Coinju) do Tribunal de Justiça da Paraíba, foi homenageado durante as atividades do 2º Encontro Municipal da Primeira Infância Protegida: Fortalecendo a Parentalidade e o Direito ao Brincar. A outorga foi entregue no auditório do Fórum Miguel Sátyro, na Comarca de Patos.
A homenagem ao desembargador Romero Marcelo foi concedida pela Coordenação do Comitê da Primeira Infância do TJPB e pela direção do Fórum, em virtude de sua “dedicação, profissionalismo e talento na nobre e importante missão de servir ao Poder Judiciário e torná-lo mais sensível, acessível e amigável para crianças e adolescentes”.
O desembargador Romero Marcelo afirmou que a homenagem, além de bastante significativa, visou ressaltar o cuidado que o Brasil precisa ter com a infância e a juventude. “Quando se destaca uma pessoa que passou 14 anos numa Vara de Infância e Juventude e já está há 14 anos praticamente no Tribunal, numa coordenadoria de Infância e falando sempre sobre os direitos da infância e juventude, isso desperta nas pessoas, nos jovens e em todos esse olhar de que alguém se dedica e isso é representativo do Poder Judiciário com relação a essa atenção que nós precisamos fazer”, comentou o desembargador.
A juíza e diretora do Fórum, Joscileide Ferreira de Lira, destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo coordenador da Coinju. “Importantíssima homenagem ao desembargador Romero Marcelo, que tanto contribuiu e contribui para a causa da infância e juventude, além de ser um grande mestre para todos os juízes e juízas, principalmente para os que atuam nas Varas de Infância e Juventude”, disse.
Para o coordenador do Comitê, juiz Hugo Zaher, a homenagem, além de merecida, foi emocionante. De acordo com o magistrado, a trajetória do desembargador é marcada pelo compromisso inabalável com os direitos das crianças e adolescentes, assegurando que cada decisão, cada projeto e cada ação no âmbito do Tribunal de Justiça da Paraíba sejam pautados pelo cuidado, pela sensibilidade e pela busca constante por uma Justiça mais humana e inclusiva.
“Sob sua liderança, a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal tornou-se um verdadeiro baluarte na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, implementando políticas que visam não apenas a proteção, mas a promoção de direitos fundamentais e equitativos para o público infantojuvenil”, destacou o juiz Hugo Zaher.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, o promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca, Leidimar Almeida Bezerra, e a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Patos, Helena Wanderley, estiveram presentes.
Evento – O 2º Encontro Municipal da Primeira Infância Protegida é uma ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Patos, Comitê Gestor da Primeira Infância e Coordenadoria da Infância e Juventude do Poder Judiciário estadual. O evento tem como objetivo fortalecer e reforçar a importância do cuidado com as crianças de zero a seis anos de idade.
A programação contou, ainda, com a apresentação de ato das crianças do CRAS Mariana Alves; e das palestras ‘Prevenção da Violência na Primeira Infância: Todos Somos Responsáveis pela Proteção das Crianças’, ministrada por Ivânia Ghesti, e ‘O Cuidado Integral e a Parentalidade Positiva na Infância’, por Sara Luvisotto, além de ‘A Primeira Infância como Prioridade Absoluta e o Papel do Judiciário na Articulação das Redes de Proteção’, por Lavínia Vasconcelos.
A iniciativa também está inserida na III Semana do Bebê, que ocorre até sexta-feira (16), e conta com diversas atividades voltadas ao desenvolvimento infantil e o apoio às famílias.
Por Marcus Vinícius