-

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Saúde (Cejusc Saúde) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do 1º Núcleo de Justiça 4.0 – Saúde Pública Estadual, obteve rendimentos significativos no primeiro semestre de 2024. Ao longo do período, foram realizadas 175 audiências, resultando em um índice de conciliação de 79% dos casos encaminhados. 

Os acordos firmados totalizaram o montante de R$ 2.290.657,42, direcionados para garantir tratamentos médicos essenciais à população. As atividades do Cejusc são desempenhadas em formato 100% digital, por meio da plataforma Zoom. As audiências acontecem em apenas um dia da semana, nas sextas-feiras. 

O juiz da 3ª Vara Mista da Comarca de Sapé e coordenador do 1° Núcleo de Justiça 4.0 – Saúde Pública Estadual, Renan do Valle Melo Marques, destacou que a instalação do Núcleo representou uma verdadeira revolução no tratamento das matérias relacionadas à saúde pelo Poder Judiciário paraibano. 

Segundo enfatizou, o Centro é o primeiro instalado na Paraíba com o intuito de promover conciliação nas ações de saúde, acrescentando, ainda, que a unidade  foi instalada em dezembro do ano passado, entrando em funcionamento a partir de janeiro deste ano, com recebimento de processos oriundos dos quatro magistrados que atuam no 1° Núcleo de Justiça 4.0 – Saúde Pública Estadual.

Os processos envolvem tratamentos oftalmológicos para aplicação de dois tipos específicos de medicamentos, de cirurgias ortopédicas e para a aquisição de remédios que constam na relação estadual de medicamentos essenciais. Ele informou, ainda, que neste primeiro semestre os trabalhos foram voltados para este tipo de processos judicializados. 

-
Juiz Renan do Valle Melo Marques

“Estamos observando, com os resultados obtidos, uma efetiva adesão das partes à política de conciliação. Das audiências que são realizadas, em quase 80%, nós temos conseguido obter uma solução consensual”, enfatizou o juiz Renan do Valle Melo. 

O magistrado complementou, também, que a pretensão do Cejusc Saúde é ampliar a capacidade de funcionamento do 1° Núcleo de Justiça 4.0 – Saúde Pública Estadual, tanto para os processos já judicializados, assim como para tentar implantar uma política de conciliação pré-processual, com o intuito de evitar o ajuizamento de ações nesta seara. “Estamos entrando em diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Procuradoria do Estado”, arrematou o coordenador do Núcleo. 

O Núcleo de Justiça 4.0 – Saúde Pública Estadual foi instituído pelo Ato da Presidência do TJPB nº 52/2022, voltado ao aperfeiçoamento da prestação judiciária. A finalidade é oferecer um atendimento qualificado e célere por parte do Poder Judiciário paraibano e tem a competência absoluta para as ações de saúde que envolvam o Estado da Paraíba como parte.

Como acessar os Núcleos 4.0 – Saúde Pública Estadual? 

O processo é fácil e todos os atendimentos no Núcleo são realizados de forma virtual, bastando as partes interessadas, advogados, membros da Defensoria Pública e do Ministério Público buscarem atendimento através da ferramenta do Balcão Virtual, disponibilizada no site do TJPB, por telefone, por WhatsApp (83) 99144-2153, ou por e-mail: [email protected].
 

Por Lila Santos e Jessica Farias (estagiária)

Escreva um comentário