As inscrições para o evento ‘Racismo não é opinião. É crime!’ terminam nesta terça-feira (25). Magistrados(as) e servidores (as) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) interessados em participar devem seguir um caminho simples. Basta acessar o link https://forms.gle/md449pWCiNTeUkAJ6 e preencher o formulário de inscrição.
A iniciativa promovida pelo Comitê Permanente pela Promoção da Equidade Racial (CPPER) do TJPB será realizada na quinta-feira (27), das 8h às 18h, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa. Veja a programação completa abaixo.
Durante as atividades, ocorrerão oficinas, apresentações culturais e palestras, com os seguintes temas: Diversidade Étnico-Racial; A importância das bancas de heteroidentificação para a política de cotas; Democracia Racial e racismo recreativo: as faces de uma violência permanente; O racismo como fenômeno social, e a necessidade de superar o racismo em todas as suas formas; e Violência de Gênero tem cor, entre outras temáticas.
A campanha ‘Racismo não é opinião. É crime!’ é promovida pelo Comitê de Equidade Racial, com apoio da Presidência do TJPB, da Corregedoria-Geral de Justiça, da Esma e da Associação dos Magistrados da Paraíba, com a participação, ainda, de várias entidades ligadas ao meio cultural, à promoção da diversidade e da equidade racial e tem o apoio das TVs Cabo Branco e Paraíba, afiliadas da Rede Globo.
Programação:
Manhã
8h20 às 9h – Apresentação Cultural – Maracatu Quilombo Nagô
9h às 09h30 – Mesa de Abertura
09h30 às 10h30 – Negritude em Debate (parte I)
Palestras:
– Diversidade Étnico- Racial – Profa. Dra. Janine Marta Coelho Rodrigues
– A importância das bancas de heteroidentificação para a política de cotas – Prof. Dr. José Antonio Novaes da Silva
10h30 às 10h50 – Coffee Break
10h50 às 12h30 – Negritude em Debate (parte II)
– Democracia Racial e racismo recreativo: as faces de uma violência permanente – Prof. Dr. Ariosvalber de Souza Oliveira
– O racismo como fenômeno social, e a necessidade de superar o racismo em todas as suas formas – Procurador José Godoy
– Violência de Gênero tem cor – Ana Christina Soares Penazzi Coelho
MEDIADORES(AS):
– Juiz Jailson Shizue
– Daiane Lins da Silva Firino
Tarde
14h às 15h – Oficinas
Penteado Afro
Contação de Histórias Afro
Dança Afro
Grafismo indígena
15h – Apresentação Cultural
Performance Desenrolar – Fernanda Maria Ferreira Santos
15h30 às 17h30 – Questões atuais e experiências sobre Negritude e Povos Tradicionais
Palestras:
– Branqueamento e o pacto do branquitude – Prof. Dr. José Baptista de Mello Neto
– Quilombola – Mestra Ana do Coco
– Indígena – Cacique Ednaldo dos Santos Silva
– Movimento negro – Leonardo Ferreira da Silva
MEDIADORES(AS)
– Juiz Manoel Abrantes
– Viviane Rodrigues
Resolução – Em novembro de 2023, por meio da Resolução nº 36/2023, o Tribunal de Justiça da Paraíba instituiu o Comitê Permanente de Promoção da Equidade Racial no âmbito do Poder Judiciário estadual. O ato foi assinado pelo presidente da Corte, desembargador João Benedito da Silva.
A equipe é composta, ainda, pelos juízes Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes e Jailson Shizue Suassuna (gestor local do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial); das servidoras Ana Carolina Fernandes Quixaba (2º Grau) e Viviane Rodrigues Ferreira (1º Grau); do diretor de Gestão de Pessoas, Einstein Roosevelt Leite; e da representante da Esma, Daiane Lins da Silva Firino.
Por Nice Almeida