Fotografia dos estudantes no Pleno do TJPB
Desembargador explicou o funcionamento da justiça estadual para estudantes da UFPB

Alunos dos Cursos de Direito, Contabilidade e Administração da Universidade Federal da Paraíba estiveram, na tarde desta segunda-feira (20), na Sala do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, participando do Projeto Conhecendo o Judiciário. A iniciativa, coordenada pelo desembargador Leandro dos Santos, faz parte do planejamento estratégico do Poder Judiciário estadual, com objetivo de aproximar o cidadão do judiciário paraibano.

O projeto já possibilitou que mais de mil estudantes conhecessem o funcionamento e as dependências da justiça estadual. A visita desta segunda-feira encerra as atividades do primeiro semestre de 2024. Os alunos foram recepcionados pelo desembargador Leandro dos Santos, que explicou os detalhes do funcionamento do Tribunal Pleno, das Câmaras, Seções e demais órgãos que integram o TJPB.

O desembargador-coordenador lembrou a retomada do projeto este ano, tendo em vista o período pandêmico, explicando as mudanças que ocorreram, a exemplo da definição de tempo, com a redução do calendário, para adaptação. “Hoje temos o diferencial de estarmos aqui com vários pensamentos do Direito, da Administração e da Contabilidade. Isto é importante para que a mensagem proposta pelo projeto possa se espalhar por muitas pessoas e não só para aqueles futuros operadores do direito”, pontuou o desembargador Leandro dos Santos.

Estudantes visitando o Salão Nobre do TJPB
Salão Nobre do TJPB está entre os locais visitados pelos estudantes

O professor adjunto da UFPB, Julian Nogueira de Queiroz, ressaltou como significativo o projeto pela possibilidade que proporciona aos estudantes de conhecerem, na prática, o que estudam, na teoria, na Universidade. “Ter a oportunidade de conhecer como um processo é julgado, quais os trâmites processuais e, sobretudo, com a liderança de um desembargador, que abraçou a iniciativa de abrir as portas do judiciário para a comunidade acadêmica, é de um enriquecimento muito grande para os alunos”, comentou.

Para a aluna do 2º período de Contabilidade, Mariana Rebeca, a experiência foi inédita, segundo ressaltou, ela veio com o objetivo de entender o judiciário. “Basicamente é parte do meu interesse trabalhar no setor público e a área da justiça realmente me chama a atenção”, disse.

Também é a primeira vez que a estudante de Direito, Ana Rafaele, do 6º período, conhece o Tribunal de Justiça da Paraíba. “Ter esta experiência é como vê por dentro o que o Tribunal de Justiça faz, como as pessoas aqui atuam. Esta proximidade do TJ com a educação é importante para se ter o entendimento real, de fato, do que está acontecendo aqui dentro, que não é só burocracia, que a justiça funciona”, realçou.

Por sua vez, a estudante do curso de Administração, também do 6º período, Maria Eloise Ramos ficou emocionada ao sentar em uma das cadeiras do Tribunal Pleno, que são ocupadas pelos desembargadores(ras), ressaltando ser uma experiência diferenciada. “Hoje estou realizando um dos meus sonhos, que é conhecer um pouco mais sobre o direito para poder entender como funciona. É uma oportunidade única estar aqui, principalmente, diante de uma pessoa tão importante como o desembargador, estou realizada”, exaltou.

Por Lila Santos

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Escreva um comentário