A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), está realizando, nos Fóruns da Comarca de João Pessoa, a Oficina de Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O trabalho tem o objetivo de capacitar os servidores que atuam como auxiliares de limpeza para a operacionalização da coleta seletiva nesses ambientes. Nesta sexta-feira (3), a capacitação acontece no anexo do TJPB localizado no Colégio João XXIII. Posteriormente, a experiência será levada para os Fóruns Cível, Criminal e de Mangabeira.
O TJPB, nas suas atividades, produz diversos resíduos que precisam ser gerenciados para uma destinação correta e, durante as oficinas, os servidores são capacitados para operar nessa separação dos resíduos que devem seguir padrões de acondicionamento, separação e destinação final correta, como os materiais recicláveis, orgânicos, rejeito, eletrônicos, perigosos (pilhas, baterias e lâmpadas), construção civil, papel e mobiliário inservível.
“A capacitação em coleta seletiva desempenha um papel crucial na construção de comunidades mais sustentáveis e conscientes. Ao orientar nossos servidores e magistrados sobre a importância e os métodos adequados de separação de resíduos, estamos investindo não apenas em um ambiente mais limpo, mas também em uma economia mais eficiente e na preservação dos recursos naturais”, destaca Renata Grigório dos Anjos, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do TJPB.
Durante a Oficina de Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, os servidores também têm acesso a informações sobre a segurança no manuseio dos resíduos sólidos, a exemplo do uso de equipamento de proteção, como máscara, óculos, rede de cabelo e luvas.
Serão feitas, ainda, degustações de receitas feitas com cascas de frutas para incentivar o uso de todas as partes dos alimentos que puderem ser consumidas.
Comissão de Sustentabilidade – Tem a missão de impulsionar a conscientização, promover a educação ambiental e catalisar ações tangíveis para preservar o meio ambiente e fortalecer os vínculos sociais. O Núcleo Socioambiental do TJPB lidera esforços para implementar práticas sustentáveis dentro da estrutura do Tribunal. Isso inclui a gestão eficiente de resíduos, o consumo consciente de recursos e a promoção da eficiência energética.
Experiência do TJPB – O Tribunal de Justiça da Paraíba já trabalha com os valores da sustentabilidade, sobretudo, nos ambientes de trabalho e na conscientização de magistrados e servidores de todas as Comarcas do Estado, no tocante à boa relação com o meio ambiente. Iniciativas como descarte adequado de resíduos e material eletrônico vêm sendo fortalecidas em todo o Judiciário paraibano.
Por Nice Almeida