Durante a cerimônia de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba, o presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Fred Coutinho, foi saudado, em nome da Corte, pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. Já o promotor de Justiça, Rodrigo Marques da Nóbrega, falou em nome do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o advogado Walter Agra, representou a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB).
O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (3), no auditório do Intermares Hall, localizado no Município de Cabedelo, com a presença de autoridades dos três poderes e da sociedade civil, além de integrantes das Forças Armadas e membros da Igreja.
Ao abrir sua fala, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho disse: “Hoje é um dia feliz. Hoje, chega à Presidência desta Casa a pureza de um homem que coloca no centro de suas atenções o ser humano, e isso é liberal, é libertador”. Em seguida, o magistrado citou o pensador e cientista político francês, Dominique Moïsi, em seu livro ‘A Geopolítica das Emoções’. Nessa obra, o autor dedica um capítulo inteiro sobre a cultura da esperança e que, segundo ele, a esperança está baseada em fazer o nosso melhor neste mundo aqui e agora”.
Ele destacou que a cultura ocidental investe neste empoderamento de forma diferente do asiático. “Para nós ocidentais o movimento de esperança tem a ver com o futuro, deixar algo, melhorar algo, mas que nós não iremos viver, apenas esperar ou esperançar, e não é esta a visão do oriental. Para este, que vive intensamente a esperança, ela se move diariamente baseado no progresso material em que eles possam ver, sentir, ouvir, saborear, mas acima de tudo, que eles possam participar da experiência rápida e fantástica da mudança do mundo em torno deles”, pontuou Oswaldo Trigueiro.
O desembargador ainda destacou no seu discurso: “Ao assumir a presidência Fred, você está tendo, com sua alma rara, que pensa o humano em primeiro lugar, de dar o exemplo de que podemos mudar. De poder ver a mudança trazida na esperança, no aqui, e no agora, e não para o futuro, de poder decidir e fazer suas escolhas naquilo que você acredita e não das pressões, dos pedidos, ou do que é conveniente para os outros, porque aí você estará cedendo e a sua essência não aguenta”.
Para concluir, o desembargador lembrou que ele e Fred Coutinho passaram por perdas familiares muito fortes, antes de assumirem cargos de grande envergadura. “Por fim, uma coincidência nos tomou recentemente. Perdemos um ente especialíssimo no período de nossa posse, de estarmos prestes a assumir tamanha responsabilidade. Poucos dias antes de tomar posse como Procurador Geral, perdi a mais bela flor de meu Jardim, minha mãe Lia, e você, há poucos dias perdeu sua referência de vida, seu pai, seu amor, seu exemplo”, lembrou emocionado.
Ministério Público – O promotor de Justiça, Rodrigo Marques da Nóbrega, disse que nesta segunda-feira, passa um marco simbólico na trajetória desta Casa Centenária de Justiça, com a posse do 53º desembargador no cargo de Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba e dos membros da nova Mesa Diretora. “Este momento é ainda mais especial por dois outros motivos. Primeiro, porque esta é a primeira posse da Presidência com a nova composição de 26 desembargadores, após a criação dos sete cargos no segundo grau. Segundo, porque, dentre estes, seis são mulheres, um número inédito que simboliza a força e a competência feminina na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
De acordo com o promotor de Justiça, esse resultado não seria alcançado sem a profícua sinergia dos Poderes e o diálogo constante e construtivo, que permitiu avanços institucionais significativos na Paraíba, impactando na melhoria da prestação jurisdicional e no crescimento do Estado, “atualmente reconhecido por inovadoras práticas de governança, equilíbrio orçamentário e solidez da gestão fiscal, o que se reflete nos bons indicadores de desenvolvimento e propicia melhor qualidade de vida para a população, serviços públicos mais eficientes e ambiente de negócios favorável, gerando emprego, renda e oportunidades para todos os paraibanos”.
Rodrigo Marques, acrescentou: “E as expectativas do Ministério Público para esta nova gestão são as melhores porque serás ombreado por magistrados com trajetória dedicada à causa pública e a relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário”.
OAB – Para o advogado Walter Agra, o desafio que se apresenta para o presidente empossado é árduo, mas também engrandecedor. “O Poder Judiciário é chamado a ser o guardião dos direitos do cidadão, a última trincheira de Justiça e cidadania , especialmente em tempos de desafios éticos, sociais e econômicos. Sob a sua liderança, acreditamos que a busca pela modernização, pela celeridade e pela proximidade com o cidadão paraibano será prioridade constante”, ressaltou o representante da OAB/PB.
Conforme o advogado, o Poder Judiciário paraibano, em sua totalidade, tem demonstrado um compromisso inabalável com a melhoria dos serviços à população. “Dados do Conselho Nacional de Justiça comprovam isso. A inclusão social, a tecnologia e a celeridade processual são metas que têm sido perseguidas com afinco por esta Instituição. Este Tribunal, que carrega a missão de ser voz da Justiça em nosso Estado, agora está sob uma liderança que une experiência, comprometimento e Justiça em favor da sociedade”, avaliou Walter Agra.
Por Fernando Patriota