Com o intuito de orientar magistrados(as), servidores(as) do Poder Judiciário estadual e o público em geral sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama e de próstata, a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), em parceria com a Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba, realizou evento para destacar as campanhas Outubro Rosa/Novembro Azul. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (30), no auditório do Fórum Cível de João Pessoa, e incluiu o lançamento da campanha ‘II Natal Solidário’.
A presidente da Aemp, Maria da Glória Oliveira, enfatizou a importância da ação para conscientizar magistradas, servidoras, magistrados, servidores e colaboradores do TJPB sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e da próstata. “Os homens tendem a ser mais resistentes em cuidar da saúde, enquanto as mulheres estão mais abertas a discutir seus problemas e cuidar de si mesmas”, destacou a defensora pública Maria da Glória, presidente da Aemp.
A programação contou com palestras e debates conduzidos por médicos especialistas e foi mediada pela médica da Gevid-TJPB Honorina Fernandes Nogueira Neta. A juíza Renata da Câmara Pires Belmont, da 8ª Vara Cível, que participou do evento, destacou que a ação é uma política afirmativa voltada à conscientização sobre a importância do autocuidado e da prevenção.
“É fundamental que essa conscientização vá além das questões de gênero, sendo uma ação afirmativa em prol da saúde de todos nós – servidores(as), magistrados(as) e colaboradores(as) que trabalham para promover a justiça”, disse a magistrada, que representou, na ocasião, o diretor do Fórum Cível, juiz José Herbert Luna Lisboa.
A mastologista Lakymê Mangueira Porto, coordenadora da Residência Médica de Mastologia da UFPB e médica no Hospital Napoleão Laureano, ressaltou que cada mulher deve se comprometer com a prevenção ao câncer de mama, destacando a importância do acesso à mamografia para um tratamento eficaz e curativo. “Nós, como mulheres, podemos lutar contra o câncer de mama, defendendo o rastreamento anual a partir dos 40 anos”, declarou.
Segundo a médica Lakymê Mangueira, a incidência de câncer de mama tem aumentado drasticamente no mundo, incluindo no Brasil e na Paraíba. “Somente na Paraíba, espera-se mais de mil casos de câncer de mama entre 2023 e 2025”, destacou.
O urologista Fábio Martinez, coordenador de Urologia do Hospital do Câncer Napoleão Laureano, alertou para a necessidade de os homens cuidarem de sua saúde de forma integral, e não apenas da próstata. Ele frisou que o diagnóstico precoce oferece até 90% de chances de cura. “Os homens precisam ter atenção aos hábitos alimentares, ao estilo de vida e ao hábito de realizar check-ups regulares”, comentou.
A servidora Cristina Honório Medeiros, da Diretoria Administrativa do TJPB, que descobriu o câncer de mama em 2005, reforçou que a prevenção é fundamental. “Para mim, a melhor forma de combater o câncer de mama é a prevenção”, afirmou.
Natal Solidário – Após o evento, ocorreu o lançamento da campanha II Natal Solidário promovida pela Aemp. Segundo a presidente Maria da Glória, a ação deste ano tem o objetivo de abraçar pessoal de serviços gerais do Tribunal de Justiça da Paraíba. “Então, o Natal desse ano vai ser em prol dessas pessoas”, disse a presidente da Aemp.
Por Marcus Vinícius