Com um acervo de 38 mil caixas, contendo um importante recorte temporal e histórico, envolvendo processos do período de 1855 a 2016, o Arquivo Judicial do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa recebeu, do início do ano até setembro, em visitas técnicas, cerca de 136 pessoas. Dentre elas, a maioria turmas de estudantes do Curso de Arquivologia, de instituições superiores de ensino, e de alunos do ensino médio da disciplina de História.
Além da estrutura e do funcionamento da unidade, os visitantes têm a oportunidade também de conhecer o Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) do Tribunal de Justiça da Paraíba, que funciona no local. O RDC-Arq, é um repositório digital arquivístico que tem toda uma característica de elementos que são essenciais da arquivologia e que dão credibilidade na hora de registrar a informação, segundo explicou a chefe da Seção de Arquivo do Fórum Cível, Aricélia Silva.
Ela observou, ainda, que as visitas são motivadas, muitas vezes, tendo em conta as instruções acadêmicas do curso de arquivologia, bem como a adoção de estratégias para melhorar o tempo de busca da informação, para entender como é a dinâmica organizacional do Arquivo Judicial do Fórum Cível da Capital.
“Devido à importância do acervo e da visibilidade, que a diretoria do Fórum dá ao arquivo, a gente recebe turmas de outras instituições e das universidades como UEPB e UFPB, sobretudo área de arquivologia, para entender um pouco da nossa área de gestão, organização acessível da informação e o uso do sistema”, comentou.
Ela salientou, também, que o arquivo é setorial e serve especificamente para atender às solicitações dos cartórios judiciais, que funcionam no Fórum Cível. As visitas técnicas ao Arquivo do Fórum Cível devem ser agendadas com antecedência por meio dos telefones 3612-6196 e 3612-6197.
Por Lila Santos