Palácio da Justiça iluminado de amarelo
Palácio da Justiça iluminado de amarelo

Na tarde desta terça-feira (3), os integrantes da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba definiram a programação da Campanha do ‘Setembro Amarelo’, no âmbito do Poder Judiciário estadual. Uma das ações será a entrega de panfletos e laços amarelos, durante os encontros do Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante. A reunião, que estabeleceu os encaminhamentos para fortalecer a prevenção ao suicídio, aconteceu de forma virtual.

“Também ficou definido que, no calendário do Projeto Qualidade de Vida, nas comarcas do interior do Estado, vamos promove rodas de conversas para alertar sobre o suicídio. Somado a isso, vamos realizar plantões de atendimento toda quarta-feira pela manhã”, informou a gerente da Gevid-TJPB, Valéria Beltrão. Ela disse, ainda, que no dia 27 deste mês a Gerência vai organizar, com o apoio da equipe da Ginástica Laboral, uma caminhada assistida, com alongamentos, e um café da manhã saudável, na orla de João Pessoa. “Na oportunidade, será feita aferição de pressão arterial e verificação do peso corporal, com a equipe de Enfermagem”, acrescentou a gerente.

Valéria Beltrão lembrou que a Gerência de Qualidade de Vida têm iniciativas permanentes de prevenção ao suicídio, nas quais magistrados (as), servidores (as) e colaboradores (as), que necessitam de escuta ou acompanhamento psicológico, podem entrar em contato, por meio dos telefones (83) 99144-0048 ou (83) 98765-8350. “Além do atendimento por telefone, desenvolvemos o Projeto Receptividade, voltado à construção de uma política de saúde mental para todos que compõem o Poder Judiciário estadual”, acrescentou Valéria Beltrão.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que mais de 700 mil pessoas morrem todos os anos devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade. Ainda de acordo com a OMS, o suicídio é uma ocorrência complexa, influenciada por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais. No Brasil, anualmente, acontecem 14 mil casos, o que representa 38 suicídios por dia.

Por Fernando Patriota

Escreva um comentário