Os desembargadores que integram o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba conheceram os Painéis de Acompanhamento das Metas Nacionais determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estão sendo cumpridas no âmbito do 2º Grau de Jurisdição. Na ocasião, eles receberam orientações sobre as movimentações dos processos, de acordo com a parametrização estabelecida pelo Conselho.
A iniciativa da apresentação, que aconteceu durante a 12ª Sessão Ordinária Administrativa do colegiado, nesta quarta-feira (31), foi da Comissão Gestora das Metas do Tribunal de Justiça, tendo à frente a vice-presidente do TJPB, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que conduziu os trabalhos.
O presidente do Poder Judiciário Estadual, desembargador João Benedito da Silva agradeceu e elogiou a iniciativa da Coordenação das Metas. “Acho que é a primeira vez que se faz essa exposição aqui no Pleno. Que venham mais, outras vezes, até que nós adquiramos a cultura de examinar e trazer aos nossos assessores a importância que tem a movimentação processual no cumprimento exitoso das Metas do CNJ”, comentou.
A finalidade da apresentação, segundo pontuou a desembargadora Maria das Graças, foi integrar o trabalho realizado nos gabinetes dos desembargadores com os desenvolvidos pelo grupo gestor da Metas, visando aprimorar um trabalho que já vem sendo executado de maneira correta e exitosa.
“Diante do desempenho demonstrado pelos gabinetes das mudanças ocorridas nas Metas, com algumas alterações relevantes neste último ano, consideramos oportuno compartilhar essas informações. Vale ressaltar que o 2º Grau tem se destacado, alcançando as metas estabelecidas pelo CNJ”, afirmou a desembargadora Maria das Graças Morais.
O juiz auxiliar da vice-Presidência, Ely Jorge Trindade, explicou aos membros do Pleno sobre as funções das Metas e reforçou que os desembargadores têm conseguido atender todas as Metas.
“A apresentação decorre de uma retribuição da coordenação das Metas processuais ao empenho que tem sido demonstrado pelos desembargadores, desembargadoras, servidores e servidoras na construção de esforços conjuntos para o cumprimento das mesmas. O TJPB, no 2º Grau, tem obtido elevados índices por vários anos seguidos. Esse trabalho de excelência ganha agora uma ferramenta de acompanhamento”, realçou.
Na sequência, o juiz Anderley Marques esclareceu aos membros do Pleno sobre o processo de saneamento das movimentações processuais e a gerente de Pesquisa e Estatística, Renata Grigório, falou sobre o Painel das Metas.
Os desembargadores Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, Fred Coutinho e Ricardo Vital de Almeida destacaram a importância da apresentação do Painel das Metas do 2º Grau, parabenizando a atuação da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, à frente da coordenação dos trabalhos de acompanhamento no cumprimento das Metas.
A apresentação dos painéis das metas do 2º grau também foi estendida aos chefes dos gabinetes dos desembargadores.
Por Lila Santos