A Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), realizou, nesta sexta-feira (28), um webinário sobre o Sistema de Rede de Gestão de Magistrados (RGP-Magistrados). O intuito da videoconferência foi a apresentação do sistema de férias dos magistrados e a sua funcionalidade.
O Sistema de Rede de Gestão de Magistrados, instalado recentemente, consta dos módulos de Reembolso de Auxílio Saúde e Controle Informatizado de Férias. O webinário desta sexta-feira foi sobre este último. Durante o encontro, foram feitos esclarecimentos e os magistrados puderam sanar dúvidas a respeito da funcionalidade do sistema.
A juíza auxiliar da Presidência do TJPB, Michelini Jatobá, esclareceu que com o novo sistema, lançado este mês, todas as requisições de férias para o ano de 2025 serão informatizadas. “Essa versão foi lançada com o objetivo de realizar o plano anual de férias de 2025, de forma já totalmente informatizada. As solicitações eram feitas de forma manual, através de requerimento encaminhado à Gerência de Primeiro Grau. A partir de agora, serão feitas diretamente no sistema informatizado”, explicou.
A magistrada lembrou que o trabalho para o desenvolvimento do RGP-Magistrados começou no ano passado pela Ditec e que está respondendo a um desejo dos magistrados. “Esse é um anseio antigo da magistratura. Esse trabalho começou no ano passado. O Controle Informatizado de Férias foi liberado dia 26 e hoje apresentado para mostrar a funcionalidade e também sanar dúvidas”, concluiu.
A juíza Michelini Jatobá acrescentou que foram realizadas várias reuniões com a participação e colaboração da Gerência de Primeiro Grau (Gepri), da Gerência de Desenvolvimento, Controle e Acompanhamento (Geaco) e da Associação dos Magistrados da Paraíba.
Sistema RPG – Ney Robson, diretor de Tecnologia da Informação, do Tribunal de Justiça da Paraíba, destacou o trabalho da Ditec em toda a modernização do Judiciário. “O RGP-Magistrados foi concebido a partir de demandas dos magistrados e áreas administrativas do Tribunal a fim de possibilitar a agregação de sistemas gerenciais envolvendo este seleto público. A exemplo do módulo de sorteio e gestão de plantões do 1° grau, estão sendo entregues mais dois módulos: o de férias e de ressarcimento de despesas de saúde. A Ditec está planejando a aquisição de um sistema que contenha um conjunto de funcionalidades integradas para gestão de toda área de pessoal, finanças, patrimônio e contratos para possibilitar maior gestão e eficiência nas atividades administrativas da Corte”, esclareceu.
O gerente de Sistemas, Júlio Paiva, explicou como foi desenvolvido o novo sistema. “O projeto foi desenvolvido objetivando a gestão de procedimentos para os magistrados, no mesmo serão desenvolvidos módulos que serão acoplados ao RGP-Magistrados objetivando uma área de gerenciamento direcionada a categoria”, pontuou.
O analista de sistemas do TJPB, Marcello Galdino Passos, revelou que para o desenvolvimento da plataforma foram utilizados os mais modernos mecanismos. “O sistema RPG-Magistrados foi desenvolvido aplicando-se as melhores práticas de engenharia de software, preconizadas inclusive pelo CNJ no PDPJ. O desenvolvimento foi acompanhado de perto pelos envolvidos da área de negócios em diversas reuniões de acompanhamento, o que possibilitou um resultado muito mais próximo das suas necessidades. Ambos os módulos, controle de férias e reembolso de auxílio saúde, foram construídos por duas equipes mistas, capitaneadas por servidores do quadro e profissionais da fábrica de software, o que minimizou imensamente os riscos do projeto”, informou.
Por Nice Almeida