O Poder Judiciário estadual tem priorizado e investido em iniciativas voltadas à sustentabilidade e a preocupação com a preservação do meio ambiente, uma delas é o incentivo e a orientação referentes à adoção de hábitos e costumes sustentáveis. Atualmente, por meio da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), estão sendo realizadas Oficinas de Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Segundo informou a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça, Renata Grigório dos Anjos, mais uma turma de colaboradores da área de limpeza foi capacitada, nesta quinta-feira (23), na coleta seletiva, além de receberam importantes informações dos cuidados adequados para o recolhimento ecologicamente correto dos resíduos e a reutilização do material reciclado.
“Salutar destacar que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo essencial à sadia qualidade de vida, como preceitua a Constituição Federal. Com estas ações, o TJPB tem incentivado seus integrantes a adquirirem hábitos voltados à preservação e à sustentabilidade, de forma a tornar o ambiente de trabalho mais salutar”, enfatizou.
O Plano de Logística Sustentável do TJPB, além de informar as boas práticas ambientais, delineia ações, indicadores e metas, conforme diretrizes da Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 400/2021. As diretrizes são voltadas para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público, para o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos e para a promoção da qualidade de vida no trabalho.
Também integram o calendário da capacitação, os colaboradores que atuam nos Fóruns Cível e Criminal da Capital (27/05), no Fórum Regional de Mangabeira, nas sedes do almoxarifado e do arquivo (28/05), na Escola Superior da Magistratura (Esma) e na Corregedoria-Geral de Justiça (29/05), e nas Comarcas de Santa Rita (03/06) e Bayeux (17/06).
Por Lila Santos