O documentário de curta-metragem ‘Veio de Resistência’, do cineasta e jornalista paraibano Elinaldo Rodrigues foi selecionado para a mostra competitiva do Festival Guarnicê de Cinema 2021.

Cineasta e jornalista Elinaldo Rodrigues

Tradicional evento de cinema será realizado de 17 a 24 de setembro de 2021 em formato híbrido, com programação online e presencial em São Luís (MA).

A trilha sonora de ‘Veio e Resistência’ é do também paraibano Pedro Osmar, criador do Jaguaribe Carne e do Musiclube.

Esse documentário foi filmado no Sertão de Crateús, nos limites do Ceará com o Piauí. Conforme Elinaldo, é um filme sobre a ideia de resistência humana e ambiental nessa região.

A obra de 26 minutos foi uma das vencedoras do 3º Concurso de Documentários da TV Câmara, que selecionou 30 produções para serem exibidas em rede nacional.

Gravado entre 2017 e 2018 e finalizado em 2019, filme teve apoio do Edital de Cinema e Vídeo do Governo do Ceará e do campus de Crateús do Instituto Federal do Ceará.

Cena do documentário ‘Veio da Resistência’


O documentário explora a dimensão do rio Poti enquanto metáfora da resistência numa região marcada pela seca e por injustiças sociais seculares.

Elinaldo Rodrigues é diretor também de de filmes premiados, como ‘Zé Ramalho – O Herdeiro de Avôhái’ (2009), ‘Sanhauá’ (2009) e ‘O contador de filmes'(2010).

Escreva um comentário