Transformar em traço a literatura de um dos maiores escritores brasileiros. Uma ilustradora paraibana está por trás da beleza imagética de uma edição nova de uma coleção do escritor e contista Machado de Assis, publicada pela Martin Claret, de São Paulo (SP).

Luyse Costa, designer e ilustradora

Esse desafio foi da ilustradora Luyse Costa. Ela ilustrou as capas dos clássicos ‘Dom Casmurro’, ‘Helena’, ‘Quincas Borba’ e ‘Memórias póstumas de Brás Cubas’.

Luyse é a responsável pelos traços na história de Anayde Beiriz em quadrinhos. Ela também ilustrou um outro livro em quadrinhos sobre a vida e obra de Augusto dos Anjos.

Em João Pessoa, Luyse integra a equipe de comunicação da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) como designer.

“João Pessoa sempre teve grandes talentos na ilustração e nos quadrinhos. O que tenho percebido nos últimos anos é que finalmente somos visíveis”, disse Luyse.

Livros ilustrados por Luyse

Ela ainda destaca que essa conquista de visibilidade pode ser resultado do esforço continuo de nossos profissionais e também da explosão de feiras de quadrinhos nos últimos anos.

Entre as mulheres ilustradoras e quadrinistas ela cita Gabriela Guillich, Thais Gualberto e Mariana Sales. “Mas ainda temos um longo caminho pela frente. Ainda precisamos ocupar muitos outros espaços”, finalizou Luyse.

1 Comentário

  1. Realmente, a Paraíba deve se orgulhar de seu talento que muito mais fará pela arte de ilustrar. Luyse junta-se aos grandes ilustradores paraibanos Hermano José e Flávio Tavares. Você vai longe.

Escreva um comentário