Difícil fazer cinema na Paraíba? Demais da conta! Os profissionais da sétima arte são verdadeiros heróis!!! Há uma quase dependência de editais e fundos de incentivo. Agora, imagina você conseguir fazer um longa-metragem sem apoio de editais nem liberação de verba pública…

Fábio Campos e Fernando Teixeira em ‘Incursão’

Com um longa-metragem praticamente todo bancado por pequens comerciantes das cidades paraibanas de Bananeiras e Remígio, o cineasta campinense Silvio Toledo conseguiu. ‘Incursão – O filme’ esteve no 9º FestCine Curta Pinhais e ficou muto bem na fita…

A produção paraibana trouxe para a Paraíba três prêmios: Melhor Ator (para Fábio Campos), Melhor Atriz (para Mariana Abreu) e ainda Melhor Filme. O FestCine Curta Pinhais é realizado pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Pinhais (PR).

“A gente não teve dinheiro de edital para fazer esse filme e teve que buscar parcerias com pequenos comerciantes de Bananeiras e Remígio. E enquanto fazia o filme a gente movimentou o turismo dessas cidades. O apoio veio através de hospedagem, alimentação, transporte e serviços. Importante a gente não ficar refém de editais que muitas vezes são tendenciosos na seleção”, disse o cineasta Silvio Toledo.

Fábio Campos e Beto Quirino em ‘Incursão’

‘Incursão’ tem em seu elenco grandes nomes da cena paraibana, como Dadá Venceslau, Buda Lira, Fernando Teixeira, Arly Arnaud, Beto Quirino, Sebastião Formiga, Raquel Rolim, Ruy Marques, Fábio Campos e Cláudia Lira. Silvio Toledo é diretor, roteirista e montador. Sua lista de filmes, além de ‘Incursão’, conta com ‘A princesa de Elymia’, ‘Sob o olgar das estrelas’ e ‘O resgate do Pavão Misterioso’.

A edição do ano passado do Los Angeles Brazillian Film Festival contou com a exibição de ‘Incursão’. E ‘A princesa de Elymia’, também de Silvio Toledo, foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (na categoria Longa-Metragem de Animação). O longa ‘Incursão’ tem co-direção de Eduardo P. Moreira (que também é roteirista e montador).

Cineasta paraibano Silvio Toledo

Olha a sinopse de ‘Incursão’, filmado em Bananeiras e Remígio: Leon (Fábio Campos) foi abandonado pelo pai ainda na infância, ele foi criado apenas pela sua mãe com quem mantém uma relação cheia de atritos. Após vivenciar estranhas visões, ele começa uma investigação pessoal para descobrir os motivos que levaram ao desaparecimento de seu pai. Ele conta com a ajuda de Antônio (Fernando Teixeira) que lhe dá uma pista fundamental, no entanto, agora ele precisa lidar com os poderosos da cidade, dentre eles estão a delegada e um grande latifundiário da cidade.

 

Eduardo P. Moreira, co-diretor

 

5 Comentários

  1. Excelente Matéria!!! Gratidão e Felicidade com esse reconhecimento tão merecido de um Longa Metragem do novo Cinema Paraibano, q visa principalmente aproximar o Grande Público do Cinema, deselitizá-lo e torná-lo acessível à todos, com histórias inovadoras e criativas, abrindo cada vez mais visibilidade e valorização no Cenário Audiovisual Nacional.

  2. Grato pelo espaço! Estamos muito felizes com a carreira desse nosso longa. Foram muitos meses de dedicação pra que tudo desse certo.

    Só uma correção: Silvio Toledo foi produtor e codiretor. Eu, Eduardo P. Moreira, fui roteirista (solo), codiretor e coeditor com Tiago A. Neves.

    Aquele abraço.

  3. Muito massa!!! Realmente Incursão é um show de mistérios e reviravoltas e tem um roteiro de tirar o fôlego. Grata pelo espaço de mostrar essa diversidade e garra do nosso cinema paraibano!! ♡♡

  4. Darciano Barros Responder

    A matéria fala do “milagre, mas omite o nome dos santos”. Acho salutar divulgar o nome desses beneméritos.

Escreva um comentário