Em abril deste ano, A Netflix criou, em parceria com o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), um fundo de auxílio emergencial a trabalhadores impactados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Inscrições ainda estão abertas e prazo para aprovar (ou não) solicitação é de 10 dias.

Na Paraíba, profissionais do audiovisual foram beneficiados. Conforme o cineasta João Carlos Beltrão, o fundo mostra-se profundamente importante em um momento como esse. Ele integra a equipe do novo filme do paraibano Andre Costa Pinto, produção Netflix, no Rio de Janeiro.

 

Pablo Giorgio em cena de ‘Platô’

O filme ‘Glicemia’estaria em produção neste momento, mas diante desse contexto de pandemia e isolamento social, as filmagens tiveram que ser paralisadas. Os profissionais contratados, consequentemente, ficaram sem trabalho e sem dinheiro.

João Carlos – integrante da equipe de Andre da Costa Pinto – não recebeu o beneficio porque não se encaixa nos critérios de necessidade, mas contou que membros da equipe se inscreveram para recebimento do valor.

O cineasta paraibano Pablo Giorgio (de Campina Grande), protagonista do curta-metragem ‘Platô’, está entre os beneficiados. Através de suas redes sociais, Pablo divulgou ter sido beneficiado pelo fundo de emergência.

“Meu cadastro no fundo de emergência para profissionais do audiovisual da Netflix e ICAB foi aprovado. (…) Agradecer a toda família do audiovisual (…) que prontamente me ajudou na papelada de comprovação”, postou em suas redes sociais Pablo Giorgio.

Pablito estava trabalhando em um filme na cidade de Caruaru (PE): ‘Bia’, do paraibano Taciano Valério (de ‘Onde Borges tudo vê’). A programação de filmagens teve de ser suspensa, infelizmente. O cadastro na Netflix veio no momento certo, embora atenda a uma parcela muito pequena dos trabalhadores do audiovisual.

 

João Carlos Beltrão e Andre da Costa Pinto

Conforme Pablo, os critérios adotados pela Netflix deixam diversas categorias fora do alcance do beneficio (que somente é válido para quem consegue provar que estava trabalhando quando as medidas de isolamento começaram).

Muitas declarações de profissionais paraibanos já foram enviadas ao cadastro da Netflix e estão aguardando uma resposta. O objetivo da Netflix e do ICAB é ajudar cerca de 5 mil trabalhadores e freelancers da comunidade criativa brasileira, com um único pagamento do valor de um salário mínimo, de R$ 1.045. Ao todo, o fundo distribuirá R$ 5,22 milhões.

A produtora Metilde Alves também destacou a importância desse fundo de emergência e contou ter enviado algumas declarações de profissionais do audiovisual paraibano. “Creio que muita gente se inscreveu…aqueles que paralisaram as filmagens”, disse ela.

Escreva um comentário