Quase cinquenta filmes e mais de 30 novelas e séries televisivas, desde a segunda metade da década de 1970. O paraibano José Dumont parece incansável! Seus trabalhos mais recentes na TV foram ‘Tião das Cacimbas’ em ‘Onde nascem os fortes’ (foto acima de Estevam Avellar) e o sem-teto Silvio em ‘Segunda chamada’. No cinema, o último trabalho foi o longa-metragem ‘Tunsgtênio’, de Heitor Dhalia.

José Dumont em cena de ‘Tungstênio’

Esse ator com tamanho talento e tão grande número de produções está prestes a comemorar 70 anos de vida. Aniversário será dia 1 de agosto. Parece uma ‘deixa’ perfeita para um ano de homenagens e comemorações, inclusive através dos festivais de cinema tradicionalmente realizados na Paraíba.

Somente com a diretora Eliane Caffé, Dumont já trabalhou em ‘Era o Hotel Cambridge’, ‘Narradores de Javé’ e ‘Kenoma’. Fez história no papel principal de ‘O homem que virou suco’ (de João Batista de Andrade), como protagonista de ‘O baiano fantasma’, de Denoy de Oliveira, e também por sua atuação em ‘A hora da estrela’, de Suzana Amaral (formando par com a também paraibana Marcélia Cartaxo).

José Dumont e Marcélia Cartaxo em ‘A hora da estrela’

Detalhe importante: este ano marca os 25 anos do lançamento do longa-metragem ‘A hora da estrela’… De uma trajetória de intenso brilho na tela grande e na tela pequena, José Dumont é merecedor de uma mostra somente sua. Apreciadores do audiovisual não podem perder a oportunidade de homenagear o ator paraibano. Fica a dica…

18 Comentários

  1. Rogério Sagui Responder

    O José Dumont, é um dos maiores atores da história do nosso cinema!Ele ja está merecendo uma grande homenagem à muito tempo.

  2. Bravo! Ele é merecedor deste reconhecimento.
    Só uma pequena correção: o aniversário dele é dia 1 de agosto

  3. Ricardo Martini Responder

    O maior ator vivo do atual cenário brasileiro!!! Um orgulho em tempos sombrios!!!

  4. luiz fernando paulo Responder

    Sou admirador de longa data desse grande ator.Gostaria de ver uma retrospectiva de sua obra, embora ele ainda tenha muito a oferecer no futuro. Parabéns pelo grande talento.

  5. Kelly Cristina Dumont da Silva Responder

    Homenagem mais que merecida. Grande profissional e grande ser humano.

  6. Cópia Andrade Responder

    Eu adoro os grandes trabalho desse ator incrível.
    Principalmente o que ele fez em mandacaru muito engraçado.
    Sou o ator cópia Andrade , e tetéia uma grande honra de realizar um trabalho com ele .ainda um dia . parabéns

  7. estevam avellar Responder

    Foto do Zé, em Onde Nascem os Fortes, Estevam Avellar, por favor ponham crédito.

Escreva um comentário