400 cavalos, 56,7 kgfm de torque, e 6,4 segundos para acelerar de 0 à 100 km/h. Os números já impressionam se fossem de um carro de passeio, mas estamos falando de uma picape, na verdade de uma incrível picape. A Ram 1500 Rebel que agora chega ao Brasil, um dos lançamentos mais aguardados dos últimos anos.
A picape mais potente do país oferece itens inéditos de tecnologia e segurança para o segmento. A primeira muscle truck do Brasil tem sob o capô um motor, que na verdade é uma verdadeira lenda, o HEMI V8 com 5,7 litros que produz 400cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Esse incrível motor faz a picape acelerar de 0 à 100 km/h em apenas 6,4 segundos chegando à velocidade máxima de 174 km/h, limitada eletronicamente. Uma performance espetacular, principalmente para um picape full size com quase 6 metros de comprimento e com mais de 2,5 toneladas de peso. A picape possui ainda um sistema de desliga, digamos assim, quatro dos oito cilindros durante acelerações leves ou quando ela está em velocidade de cruzeiro quando a potência total não é necessária. O câmbio é automático de 8 marchas.
Produzida nos Estados Unidos, a Ram 1500 é muito mais do que uma picape com motor potente, ela também entrega muita tecnologia, luxo e segurança. A central multimídia é um dos grandes destaques no interior da incrível picape. A central multimídia Uconnect 4C 12 NAV tem tela de 12 polegadas colocada na vertical e tem GPS integrado, câmera de 360 graus, comandos do ar-condicionado, sistema de música e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. A 1500 possui também carregamento de smartphone por indução e freio de estacionamento eletrônico, algo inédito para as picapes aqui no Brasil. A partida é feita por botão e o painel de instrumentos conta com uma tela de 7″. O acabamento do interior tem materiais de alta qualidade. Os bancos contam com aquecimento e os dianteiros com 12 opções de posição. O volante é multifuncional e os pedais tem até regulagem elétrica de distância. O interior ainda conta com 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, com carregamento rápido, e duas tomadas de 115v. Para completar, o interior ainda conta com um belo teto solar panorâmico.
A tampa da caçamba tem sistemas de amortecimento que facilitam a abertura e o fechamento. Além disso você escolhe como abrir, de forma tradicional ou bipartida. A 1500 ainda conta com o RamBox com capacidade volumétrica de 103,4 litros, cada uma. A capacidade volumétrica da caçamba é de 1.200 litros.
Claro que não falta disposição para enfrentar aquela aventura 4×4, apesar das duas dimensões, é uma picape full size. A 1500 tem modos 4×4 High e 4×4 Low e você pode controlar tudo eletronicamente por meio de botões ao lado do seletor rotativo do câmbio. O diferencial dispõe de bloqueio eletrônico que dá a possibilidade do condutor travá-lo quando for preciso. A picape conta também com o Hill Descent Control, que é o controle de descida. As suspensões foram elevadas em 2,5 cm, ela possui pneus de uso misto de 32 polegadas montados em rodas aro 18″. A picape da Ram conta com placas de proteção por baixo da carroceria e ganchos para o reboque nos para-choques. Falando nisso, o sistema de tração se destaca pela robustez, fazendo a Ram 1500 poder rebocar 5.062 kg, segunda maior capacidade do Brasil, ficando atrás apenas da sua irmã maior, a Ram 2500 que consegue rebocar 7.861 kg.
Segurança também é destaque na Ram 1500. Ela possui controle de estabilidade e tração, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD. A picape conta também com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa de rodagem e controle de oscilação de reboque. Além disso a Ram 1500 é a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento com sensores dianteiros e traseiros.
São cinco opções de cores: Branco Bright, Cinza Maximum Steel, Prata Billet, Preto Diamond e Vermelho Flame. A parte inferior das portas e para-malas traseiro pintados de preto. O interior pode ter o revestimento com duas opções de acabamento: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas e vermelhas e detalhes vermelhos.
A pré-venda das primeiras 100 unidades iniciou no dia 10/12 e as primeiras unidades chegarão na casa dos felizes compradores em abril. Todas as unidades virão com os pacotes opcionais Night Edition, que conta com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas e o Level II que conta com som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional.
A Ram 1500 será vendida no Brasil na versão Rebel com preço de R$ 399.990, com os opcionais ela pode chegar aos R$ 419.990;
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DA RAM 1500 REBEL
MOTOR
Posição: Longitudinal dianteiro
Número de cilindros: 8 em V
Diâmetro x curso: 99,5 x 90,9 mm
Cilindrada total: 5.654 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 400 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (ABNT): 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Combustível: Gasolina
TRANSMISSÃO
Câmbio automático: oito marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,710
2ª – 3,140
3ª – 2,100
4ª – 1,670
5ª – 1,290
6ª – 1,000
7ª – 0,840
8ª – 0,670
Ré – 3,300
Diferencial – 3,920
SISTEMA DE TRAÇÃO
Caixa de transferência: BW 48-12 Part-time
Modos de operação: 4×2, 4×4 High e 4×4 Low
Comando: elétrico
Relação de reduzida: 2,640
FREIOS
Comando: Pedal com transmissão hidráulica com ESC
Dianteiros: Discos ventilados (diâmetro de 378 mm) com pinça deslizante
Traseiros: Discos sólidos (diâmetro de 375 mm) com pinça deslizante
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Tipo: Braços triangulares (duplo A) com rodas independentes e barra estabilizadora
Amortecedores: Bilstein de tubo duplo
Elemento elástico: Molas helicoidais com taxa progressiva
SUSPENSÃO TRASEIRA
Tipo: Eixo rígido, braços quíntuplos (five-link) com track bar e barra estabilizadora
Amortecedores: Bilstein de tubo duplo
Elemento elástico: Molas helicoidais com taxa progressiva
DIREÇÃO
Tipo de assistência: Elétrica
Diâmetro mínimo de curva: 14,1 m
RODAS
Medida: 8” x 18”
Pneus: 275/65 R18
PESO DO VEÍCULO
Em ordem de marcha: 2.610 kg
Capacidade de carga: 610 kg
Carga máxima rebocável (reboque com freio): 5.062 kg
DIMENSÕES E CAPACIDADES
Comprimento do veículo: 5.929 mm
Largura do veículo: 2.084 mm
Altura do veículo: 2.012 mm
Distância entre-eixos: 3.672 mm
Bitola dianteira: 1.741 mm
Bitola traseira: 1.729 mm
Altura livre do solo entre os eixos: 249 mm
Ângulo de entrada: 25,1°
Ângulo de saída: 22,6°
Ângulo de rampa: 19,1°
Tanque de combustível: 98 litros
CAÇAMBA
Comprimento: 1.711 mm
Largura: 1.295 mm
Profundidade: 543 mm
Volume: 1.200 litros
Volume dos compartimentos laterais (RamBox): 103,4 litros (cada)
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 174 km/h (limitada eletronicamente)
0 a 100 km/h: 6,4 s
CONSUMO
Ciclo urbano: 5,3 km/l
Ciclo estrada: 6,6 km/l
2 Comentários
Estava pesquisando pelo assunto aqui na Internet e acabei
encontrando sem querer esse blog e esse artigo aqui, gostei
muito
Jairo, muito obrigado por acompanhar o nosso trabalho aqui no Portal T5. Conheça o nosso instagram: https://www.instagram.com/_autoplay/ e também o nosso canal https://www.youtube.com/channel/UCTeJ1RpWClaHDvPFnpyL9ig. Deus te abençoe! Fica na paz!