400 cavalos, 56,7 kgfm de torque, e 6,4 segundos para acelerar de 0 à 100 km/h. Os números já impressionam se fossem de um carro de passeio, mas estamos falando de uma picape, na verdade de uma incrível picape. A Ram 1500 Rebel que agora chega ao Brasil, um dos lançamentos mais aguardados dos últimos anos. 

A picape mais potente do país oferece itens inéditos de tecnologia e segurança para o segmento. A primeira muscle truck do Brasil tem sob o capô um motor, que na verdade é uma verdadeira lenda, o HEMI V8 com 5,7 litros que produz 400cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Esse incrível motor faz a picape acelerar de 0 à 100 km/h em apenas 6,4 segundos chegando à velocidade máxima de 174 km/h, limitada eletronicamente. Uma performance espetacular, principalmente para um picape full size com quase 6 metros de comprimento e com mais de 2,5 toneladas de peso. A picape possui ainda um sistema de desliga, digamos assim, quatro dos oito cilindros durante acelerações leves ou quando ela está em velocidade de cruzeiro quando a potência total não é necessária. O câmbio é automático de 8 marchas.

Produzida nos Estados Unidos, a Ram 1500 é muito mais do que uma picape com motor potente, ela também entrega muita tecnologia, luxo e segurança. A central multimídia é um dos grandes destaques no interior da incrível picape. A central multimídia Uconnect 4C 12 NAV tem tela de 12 polegadas colocada na vertical e tem GPS integrado, câmera de 360 graus, comandos do ar-condicionado, sistema de música e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. A 1500 possui também carregamento de smartphone por indução e freio de estacionamento eletrônico, algo inédito para as picapes aqui no Brasil. A partida é feita por botão e o painel de instrumentos conta com uma tela de 7″. O acabamento do interior tem materiais de alta qualidade. Os bancos contam com aquecimento e os dianteiros com 12 opções de posição. O volante é multifuncional e os pedais tem até regulagem elétrica de distância. O interior ainda conta com 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, com carregamento rápido, e duas tomadas de 115v. Para completar, o interior ainda conta com um belo teto solar panorâmico. 

A tampa da caçamba tem sistemas de amortecimento que facilitam a abertura e o fechamento. Além disso você escolhe como abrir, de forma tradicional ou bipartida. A 1500 ainda conta com o RamBox com capacidade volumétrica de 103,4 litros, cada uma. A capacidade volumétrica da caçamba é de 1.200 litros.

Claro que não falta disposição para enfrentar aquela aventura 4×4, apesar das duas dimensões, é uma picape full size. A 1500 tem modos 4×4 High e 4×4 Low e você pode controlar tudo eletronicamente por meio de botões ao lado do seletor rotativo do câmbio. O diferencial dispõe de bloqueio eletrônico que dá a possibilidade do condutor travá-lo quando for preciso. A picape conta também com o Hill Descent Control, que é o controle de descida. As suspensões foram elevadas em 2,5 cm, ela possui pneus de uso misto de 32 polegadas montados em rodas aro 18″. A picape da Ram conta com placas de proteção por baixo da carroceria e ganchos para o reboque nos para-choques. Falando nisso, o sistema de tração se destaca pela robustez, fazendo a Ram 1500 poder rebocar 5.062 kg, segunda maior capacidade do Brasil, ficando atrás apenas da sua irmã maior, a Ram 2500 que consegue rebocar 7.861 kg.

Segurança também é destaque na Ram 1500. Ela possui controle de estabilidade e tração, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD. A picape conta também com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa de rodagem e controle de oscilação de reboque. Além disso a Ram 1500 é a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento com sensores dianteiros e traseiros. 

São cinco opções de cores: Branco Bright, Cinza Maximum Steel, Prata Billet, Preto Diamond e Vermelho Flame. A parte inferior das portas e para-malas traseiro pintados de preto. O interior pode ter o revestimento com duas opções de acabamento: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas e vermelhas e detalhes vermelhos.

A pré-venda das primeiras 100 unidades iniciou no dia 10/12 e as primeiras unidades chegarão na casa dos felizes compradores em abril. Todas as unidades virão com os pacotes opcionais Night Edition, que conta com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas e o Level II que conta com som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional.

A Ram 1500 será vendida no Brasil na versão Rebel com preço de R$ 399.990, com os opcionais ela pode chegar aos R$ 419.990;

 

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DA RAM 1500 REBEL

MOTOR

Posição: Longitudinal dianteiro

Número de cilindros: 8 em V

Diâmetro x curso: 99,5 x 90,9 mm

Cilindrada total: 5.654 cm³

Taxa de compressão: 10,5:1

Potência máxima (ABNT): 400 cv a 5.600 rpm

Torque máximo (ABNT): 56,7 kgfm a 3.950 rpm

Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote

Combustível: Gasolina

 

TRANSMISSÃO

Câmbio automático: oito marchas à frente e uma à ré

Relações de transmissão:

1ª – 4,710

2ª – 3,140

3ª – 2,100

4ª – 1,670

5ª – 1,290

6ª – 1,000

7ª – 0,840

8ª – 0,670

Ré – 3,300

Diferencial – 3,920

 

SISTEMA DE TRAÇÃO

Caixa de transferência: BW 48-12 Part-time

Modos de operação: 4×2, 4×4 High e 4×4 Low

Comando: elétrico

Relação de reduzida: 2,640

 

FREIOS

Comando: Pedal com transmissão hidráulica com ESC

Dianteiros: Discos ventilados (diâmetro de 378 mm) com pinça deslizante

Traseiros: Discos sólidos (diâmetro de 375 mm) com pinça deslizante

 

SUSPENSÃO DIANTEIRA

Tipo: Braços triangulares (duplo A) com rodas independentes e barra estabilizadora

Amortecedores: Bilstein de tubo duplo

Elemento elástico: Molas helicoidais com taxa progressiva

 

SUSPENSÃO TRASEIRA

Tipo: Eixo rígido, braços quíntuplos (five-link) com track bar e barra estabilizadora

Amortecedores: Bilstein de tubo duplo

Elemento elástico: Molas helicoidais com taxa progressiva

 

DIREÇÃO

Tipo de assistência: Elétrica

Diâmetro mínimo de curva: 14,1 m

 

RODAS

Medida: 8” x 18”

Pneus: 275/65 R18

 

PESO DO VEÍCULO

Em ordem de marcha: 2.610 kg

Capacidade de carga: 610 kg

Carga máxima rebocável (reboque com freio): 5.062 kg

 

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comprimento do veículo: 5.929 mm

Largura do veículo: 2.084 mm

Altura do veículo: 2.012 mm

Distância entre-eixos: 3.672 mm

Bitola dianteira: 1.741 mm

Bitola traseira: 1.729 mm

Altura livre do solo entre os eixos: 249 mm

Ângulo de entrada: 25,1°

Ângulo de saída: 22,6°

Ângulo de rampa: 19,1°

Tanque de combustível: 98 litros

 

CAÇAMBA

Comprimento: 1.711 mm

Largura: 1.295 mm

Profundidade: 543 mm

Volume: 1.200 litros

Volume dos compartimentos laterais (RamBox): 103,4 litros (cada)

 

DESEMPENHO

Velocidade máxima: 174 km/h (limitada eletronicamente)

0 a 100 km/h: 6,4 s

 

CONSUMO

Ciclo urbano: 5,3 km/l

Ciclo estrada: 6,6 km/l 

Autor

Apresentador do Programa AutoPlay da TV Tambaú

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