Este é o maior, mais potente e claro, o mais caro modelo da BMW. Não estamos falando de qualquer carro, o assunto hoje é sobre o BMW XM, o novo SUV esportivo híbrido da marca alemã.

São incríveis 748 cv de potência e 102 kgfm de torque, números que vão além de outros carros produzidos pela marca. Estes são dados da versão mais completa, a Red Rebel que só chega às lojas dos Estados Unidos e Europa no ano que vem. 

As demais versões são equipadas com um motor V8 4.4 biturbo a gasolina que rende 489 cv associado a um motor elétrico que rende outros 197 cv. A potência combinada é de 653 cv. Este conjunto mecânico faz o BMW XM acelerar de 0 à 100 km/h em apenas 4,3 segundos. O câmbio é o mesmo para as duas motorizações, automático de 8 marchas.

São três modos de condução: Elétrico, Híbrido e o eControl. No modo totalmente elétrico ele pode ter uma autonomia de até 88 km e acelerar até os 140 km/h. A bateria é de 25,7 kWh. E esta não é uma versão, ele é o primeiro carro desenvolvido pela BMW M em 44 anos.

O design? Bem polêmico, ousado e porque não dizer, exótico. O SUV segue a identidade visual dos recentes lançamentos da marca e possui linhas retas, deixando o visual mais quadradão e o deixou com cara de carro conceito. Inclusive ele trouxe muito do design da versão conceitual apresentada no fim do ano passado. 

Os faróis são divididos em dois andares e são bem afilados. A grade segue o estilo da BMW, o tal do duplo rim, só que aqui é gigante. A lateral é bem imponente e o destaque são essas belíssimas rodas de 23 polegadas. O destaque da traseira são as grandes lanternas afiladas que invadem bem a tampa do porta-malas e a lateral do carro, com o nome do modelo próximo da lanterna esquerda. O logo subiu e agora fica no canto superior esquerdo do vidro. 

O interior é um espetáculo à parte. Bancos esportivos que te abraçam e te fazem querer acelerar forte. A central multimídia tem tela de 14,9 polegadas e o quadro de instrumentos é digital e possui uma tela com 12,3 polegadas. O volante é exclusivo, e a BMW ainda oferece quatro tipos de acabamento para o interior do SUV, inclusive para os bancos. Ele possui 100 luzes de LED que formam um desenho de um prisma no teto. Os bancos possuem aquecimento inclusive para a segunda fileira.

Em relação à segurança temos: frenagem automática de emergência, leitura de placas de trânsito, alerta de saída de faixa com correção, reconhecimento de semáforos entre outros. 

O BMW XM é tudo o que você pode esperar de um SUV moderno. Imponente, um motor incrível, muita tecnologia e segurança. Mas é algo que por enquanto vai ficar só em nossos sonhos. A marca ainda não confirmou o lançamento do modelo aqui no Brasil.

 

Autor

Apresentador do Programa AutoPlay da TV Tambaú

Escreva um comentário