Para quem adora séries e filmes no Netflix e também ama uma organização, se liga nas duas dicas que trago hoje. Dignas de maratona!

A primeira delas é comandada pela rainha da organização, Marie Kondo. Uma japonesa de 36 anos, especialista em organização que já escreveu quatro livros sobre organização pessoal, vendendo milhões de cópias para mais de 40 idiomas. Aqui no Brasil foram lançados dois títulos, A Mágica da Arrumação e Isso Me Traz Alegria. 

Marie Kondo já foi incluída, pela revista Times, como uma das pessoas mais influentes do planeta e é ela que encontramos na série Ordem na Casa, no Netflix. A série possui uma temporada com 8 episódios, cada um deles com cerca de 40 minutos de duração.

Os episódios apresentam famílias com problemas na organização e retratam bem a relação de consumo da sociedade de hoje. Marie Kondo ajuda essas pessoas a encararem de frente a quantidade de coisas que elas tem e muitas vezes nem se dão conta, assim como ajuda a identificar o que traz felicidade e o que não traz. Nesse último caso, o desapego é aplicado.

Marie Kondo segue o mesmo ritual em todos os episódios: meditando antes de iniciar a organização, exercitando o desapego, organizando tudo de uma vez e por categoria. Ela incentiva também a participação de todos nesse processo.

Assistindo aos episódios é possível aprender muito sobre as técnicas de organização.

SEGUNDO DICA

Outra série que me fez maratonar de frente para a televisão foi The Home Edit  – A arte de Organizar, apresentado Clea Shearer e Joanna Teplin, da empresa de mesmo nome.

Diferente de Marie Kondo, essas duas empresárias americanas fazem toda a organização sem a presença dos clientes. Elas contam ainda com assistentes, além de fazer uso de muitos objetos de organização como caixas de acrílico transparentes e etiquetas para identificar todos os setores.

A equipe trabalha de modo a trazer funcionalidade, mas também, um visual harmônico utilizando a técnica do arco-íris, no qual os itens são organizados por cores. Para as crianças essa técnica ajuda na identificação e manutenção da ordem.

A série acontece em uma única temporada e apresente 8 episódios. A organização acontece na residência de pessoas anônimas e famosas, como a atriz Reese Witherspoon que teve o closet organizado com os figurinos que marcaram sua carreira.

Duas séries fantásticas que podem ajudar você no seu processo de organização. Vale a pena conferir!

 

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário