Medidas simples, que se repetidas, viram hábitos de organização

Foto: Pinterest

Tem gente que parece que nasceu para a organização. São pessoas que tem interesse pelo tema, procuram aperfeiçoar seus métodos e fazem questão de manter a organização em dia. Mas nem todos são assim, e é para esse público que direciono a minha fala: calma, respeite o seu tempo!

Se você não é tão organizada como gostaria ou se confessa uma bagunceira raiz, calma! Se você está aqui, então é porque busca alguma mudança. Então, hoje eu vou dar uma dica simples para iniciar esse processo de transformação que é criar pequenos hábitos que vão proporcionar uma rotina de organização na sua vida.

Essa dica é para a organização do lar, mas você pode adaptar a ideia para qualquer área de sua vida.

Quando falamos de hábito estamos falando de algo que não conquistamos do dia para a noite. Não é fácil adquirir um hábito e isso vai demandar força de vontade e entender o porquê de você está fazendo determinada coisa, como organizando a casa. No caso, o seu GATILHO seria ter uma casa organizada e assim se sentir mais leve e feliz. Depois será a vez de estabelecer uma ROTINA, que é exatamente a ação de organizar algo, no qual você deve estabelecer um horário, o que exatamente será feito e por quanto tempo. Por último receber uma RECOMPENSA, algo que vai poder desfrutar caso siga o ciclo por completo.

Arte: medium.com

Então, você precisa definir bem qual será o seu GATILHO. Acreditando ser uma casa mais organizada e assim uma vida mais leve, use esse gatilho mentalmente sempre que for iniciar sua ROTINA de organização e ao final se sinta recompensada por ver a casa em ordem ou busque algo, que de fato, lhe proporcione um benefício por completar o ciclo.

VAMOS A DICA DE ORGANIZAÇÃO

Entendendo isso, vamos a uma dica simples e que pode ser feita a qualquer hora do dia. Eu, particularmente, acho mais interessante fazer ao final do dia, que é pegar uma cesta ou bacia e ir recolhendo tudo que está fora do lugar, ou seja, tudo aquilo que está fora da sua casinha. Aquela chave que está jogada no sofá e deveria estar no porta-chaves, a conta de luz em cima da mesa, que deveria estar junto com os documentos, enfim. Depois que recolher tudo, coloque cada coisinha no seu lugar.

Esse é um hábito simples, que pode envolver toda a família, inclusive as crianças (tornando inclusive esse momento uma grande diversão, como um tipo de game, de competição para ver quem faz a tarefa mais rápido) e que ao final do dia, todos vão dormir com a casa organizada ou pelo menos arrumada.

Foto: Shutterstock/Photographee.eu

Espero que tenham gostado das dicas e coloquem em prática! Até a próxima meus desordeiros.

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário