Lei Ordinária 12.949/14 estabelece destinação correta de medicamentos em João Pessoa

Imagem Drogasil - Descarte Consciente

Fonte: Drogasil

Olá meus desordeiros, passando aqui para falar novamente sobre a organização da farmacinha de casa. A organização e si você pode conferir neste link (https://blog.portalt5.com.br/vaiorganiza/2019/10/25/farmacinha-organizada/ ) mas nesse post eu não mostrei como foi o descarte. Então hoje vamos falar do descarte correto das medicações vencidas!

Na minha cidade, João Pessoa, na Paraíba, existe uma lei de 2014 que prevê que remédio vencidos deve ser recolhido pelos respectivos fabricantes, importadores, distribuidores e fornecedores, que se responsabilizarão por lhes dá a destinação ambiental adequada.

Então, fui bem feliz entregar dois sacos com produtos vencidos em uma farmácia que estava no caminho para o meu trabalho. Porém, para a minha surpresa, a farmácia iria receber a medicação, mas eu teria que preencher um formulário com: o nome do remédio, a quantidade, o número do lote e a data de vencimento.

Mesmo frustrada em não poder entregar os remédios naquele momento, já que eu estava com duas sacolas cheias, peguei os formulários com o intuito de preenche-los em casa. Achei tão burocrático e pouco funcional que resolvi procurar uma outra farmácia, o que não foi difícil, já que, sejamos sinceros: há uma farmácia em cada esquina. O resultado você pode conferir nesse vídeo curtinho:

https://www.instagram.com/tv/B4s9PtKp4dG/?utm_source=ig_web_copy_link

A Lei 12.949/14 diz ainda que as drogarias e farmácias, inclusive as da manipulação, ficam obrigadas a instalar pontos para o recebimento dos medicamentos já comercializados, que se encontrem vencidos ou impróprios para o consumo, devendo encaminhá-los aos respectivos fabricantes, importadores, distribuidores e fornecedores, encarregados de lhes dar destinação ambiental adequada. Ficando vedado o descarte de medicamentos de qualquer espécie no lixo domiciliar, devendo o consumidor efetuar a sua devolução nos pontos de coleta instalados pelas drogarias e farmácias, inclusive as de manipulação. A desobediência pode acarretar multa e até a suspensão do alvará de funcionamento.

Então meus desordeiros, além de organizar é preciso ter atenção especial com o que vamos descartar e onde iremos fazer isso. Fica a dica e espero que tenham gostado. Agora Vai, Organiza e me conta a sua experiência!

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

1 Comentário

  1. Acredito que muitas pessoas tem essa dúvida em relação ao descarte dos medicamentos e achei fantástico essa dica . Fica aqui meus parabéns pela matéria.

Escreva um comentário